2011-03-22

Maratona do Centro - Leiria - 20 de Março de 2011

Relato do JB

"Estava a ver que não conseguia participar em mais uma edição da maratona do centro, tudo porque a carrinha logo de manhã não quis funcionar. Gastei ali umas energias, mas não foram necessárias para as 4h50m26s de btt que se seguiram.

Carrinha estacionada, dirigi-me para o secretariado para levantar o dorsal nº1170 dos Não Federados. Este ano as inscrições esgotaram...cerca de 1100 bttistas que se dividiram por 75km e por 40 km. Dirigi-me para a partida e como o meu dorsal era o nº1170, fiquei mais ou menos a meio do pelotão.

9.30 e mais alguns minutos - PARTIDA.

Sabia que a partida iria ser de alguma confusão e foi…os primeiros 5 kms foram em alcatrão para dispersar o pessoal, depois entrámos na parte do btt, onde havia alguns estradões para rolar. O problema foram as subidas, algumas com pedra e bastava alguém parar para haver “engarrafamentos”. Aos 18 kms inicia-se a subida mais dura da prova, por ser longa, quase 3 kms, de piso muito técnico, com pedra e inclinações que variam entre os 10 e os 20%.

Ao final de 21kms com 740m de desnível acumulado, a primeira zona de assistência (ZA1). Fruta, bolos, bebidas energéticas mas o que queria era água, pois o calor já era muito.

Até à ZA2, que se situava ao km 41, o percurso foi novamente de subidas e descidas. Nas descidas era preciso ter algum cuidado, pois havia delas em que predominava o calhau. Aliado ao esforço, a temperatura, cerca de 27 graus já se faziam sentir. Nesta parte do percurso rolei com uma bttista da zona de Leiria e andámos quase sempre juntos até ao final, o que facilitou o andamento. As mudanças da KTM começaram a dar-me dor de cabeça. A corrente roçava no desviador dianteiro, fazia um barulho estranho e muitas das vezes as mudanças não queriam funcionar…e assim continuou até ao final.

Chegado à ZA2 já com 41kms e 1430m de Desnível Acumulado Total (690m Desnível Parcial ZA1-ZA2) abasteci-me de água, pois o muito calor a isso obrigava.

A parte mais rápida da prova, inicia-se após a ZA2. Trilhos rápidos, e um ou outro susto por causa das curvas e assim se chega à ZA3 já com 56kms e 1730m Desnível Acumulado Total (300m Desnível Parcial ZA2-ZA3).

A última parte foi exigente, pois o calor era mais do que muito e não soprava vento devido ao trilho que percorremos cortado na encosta do monte, com partes com cerca de 20% de inclinação, para depois se subir para o Pé da Serra para acabar com a “reserva” de energias. Para os últimos kms, um conjunto de trilhos muito divertido e aqui vi o único acidentado do dia.

A Maratona foi concluída com o tempo 4h50:26. Na classificação final dos não federados (federados foi ganho pelo José Silva em 3h16.23), fiquei em 87º lugar a 1h16.50 do vencedor, que foi o Vítor Gamito.

Mais uma vez adorei o percurso feito pela organização da Maratona do Centro. Foram cerca de 75 kms, com 2200mts de desnível acumulado, dureza quanto baste, bem sinalizado e com muita gente a apoiar. Por tudo isto, foi um dia bastante FUN!"

Sem comentários: