2011-04-08

G100 - Grândola - 3 de Abril de 2011

Relato do TA:

"Ontem em Grândola a prova começou no meio do chuvisco mas que felizmente não passou disso. Na partida, após um prólogo de 3km pela Vila, perdi o JP de vista mas rapidamente colei-me à sua roda. O ritmo estava bastante vivo com um percurso extremamente rolante. Paragens ou abrandamentos só mesmo quando tínhamos que atravessar alguns ribeiros a pé, até porque alguns deles levavam a água bem alta (quase até aos ditos...). Na ZA1 apenas parámos para meter um bolo no bucho e voltámos a arrancar.


Pouco depois de arrancarmos, a chuva voltou mas só incomodava porque se juntava ao vento que se fazia notar principalmente nas estradas de alcatrão que por vezes se tinham de fazer entre os caminhos de terra. Nesta fase, e depois dum momento de humor do JP 'Oh Tiago, tu não esperes por mim' (pra quem fez uns 60 kms em terra desde as 24h de Lisboa...), fui um pouco prá frente mas notava que a minha prestação nas subidas começava a piorar.

Chegámos entretanto a um single-track excelente junto a um ribeiro cujo solo estava um pouco escorregadio mas que se fazia a uma velocidade bastante elevada. Quer dizer, faz-se a uma velocidade elevada quando estamos do lado de cima da bicicleta, porque quando se bate numa pedra e a roda foge e se manda um trambolhão a velocidade diminui drasticamente! O JP diz que ainda viu a roda virada pra cima... Levantei-me e segui no encalço dele e pouco depois estávamos a concluir metade da prova junto à ZA2 (com 57km). Aqui fizemos uma pausa mais longa para comer uns bolinhos, laranja e água. Arrancámos e pouco depois e começámos a subir. Aqui perdi o JP de vista e rolava perto da relação mais leve. No final da subida a corrente foi mesmo o elo mais fraco e decidiu ficar por ali. Ainda andei às voltas para tentar compor a coisa mas o pino do elo tava tão torcido que não consegui reparar a corrente por isso regressei a Grândola (felizmente era a descer) para banho e almoço."

Relato do JP:

"Tal como prometido, vou tentar abreviar, como é meu costume, looool, aquela que foi a minha prestação no G100 2011, do passado Domingo dia 03 de Abril.


Esta foi uma participação com um misto de emoções. Umas durante e logo após a conclusão da prova e outras à posteriori, ou seja, depois de afixados os resultados oficiais!

Passo a explicar: Durante a primeira parte da prova tentei gerir da melhor forma possível e sem perder demasiado tempo, julgava eu, de modo a, na segunda parte e naquela onde verdadeiramente se passa a maratona de Grândola, conseguir manter um ritmo certo e não vir a pagar o esforço dispendido no ínicio.

Tal como disse anteriormente, completei/completamos, visto que o Tiago Avelãs me acompanhou durante practicamente todos os primeiros 57 kms, que era o mesmo percurso do G50, em 2h57m.

Estava dentro daquilo que tinha planeado, embora uns chuviscos, algumas ribeiras com um caudal e nível significativo de água, o piso um pouco enlameado nalgumas zonas e mesmo escorregadio em outras, assim como algum vento frontal ainda noutras, pudesse ter-nos tomado uns escassos minutos a mais.

Apenas entre sensivelmente o km 30 e o km 55 perdemos o contacto visual um com o outro, pois o TA apanhou um "comboio" que seguia numa velocidade um pouco acima daquilo que eu pretendia para aquela altura de prova.

Mais à frente a escassos 2 km da divisória de percuros, numa primeira fase estive encostado ao TA numa travessia de ribeira com água a chegar aos calções... ora, eu como estava de calças e ao ver que as mesmas iam ensopar de água, tornando a progressão mais difícil e mais fresquinha... decidi atravessar um pouco mais ao lado, ainda assim com água pelos joelhos, tendo depois escalado a lateral da riberia, evitando assim uma travessia mais "ensopada"...! Com a operação voltei a perder o contacto com o TA, mas eis que pouco à frente já estava de novo na sua roda e a responder-lhe ao que dizia, sem se aperceber que era eu quem ali estava...!

Eis que, entramos num single track bem rápido e húmido e logo após uma curva só vi uma roda traseira no ar e cadê o TA??? - Ah lá está ele no meios dos cardos. Podia não ter caído, mas não era a mesma coisa! loool. Perguntei-lhe se estava bem. Respondeu-me afirmativamente e lá prossegui tendo o TA se juntado a mim logo de seguida.

Chegados à ZA2 onde o acumulado de ascenção era de apenas 600 metros e coincidente com o ínicio da verdadeiras dificuldades. Pois nos restantes 45 kms viriam os restantes 900 metros de ascenção!

Paramos cerca de 3 minutos, e voltamos à carga. Precisamente com 3 horas de prova, fizemo-nos novamente ao percurso!

Logo após, iniciamos uma das muitas "paredes" que se nos haveriam de deparar pela frente. Finda essa primeira, olhei para trás e deixei de ver o TA. Ao pensar que teria abrandado um pouco o ritmo, pois já havia se queixado se alguma dificuldades nas subidas, decidi prosseguir e quiçá, voltar a encontramo-nos mais à frente. Como decerto já sabem e só no final do dia de prova fiquei a saber também, o TA partiu a corrente e não a consegui reparar! Não consegui também ligar-lhe, pois julgava ter o número de telemóvel dele e não o tinha!

Lá fui prosseguindo de subida em subida, com algumas subidas vertiginosas, feitas a bom ritmo não obstante alguns perigos como regos, muitas pedras molhadas e ainda alguns ramos de árvores caídas. Várias vezes atingiamos o nível da ribeiras com água espalhada em redor, como voltavamos a subir... e assim sucessivamente até à passagem do último posto de controlo, cerca de 5 kms antes da meta.

Aqui, ao constatar que vinha com 5h46m de prova, sabendo que a partir daquele ponto não haveria grandes dificuldades, embora grande parte fosse em single track, pois este troço era coincidente com o do ano anterior, decidi imprimir um ritmo mais forte e até ao limite das minhas forças, com intenção de concluir a prova com menos de 6 horas.

Pensei ter o meu esforço adicional compensado, pois acabava de ter conseguido completar aqueles 5 kms em menos de 13 minutos. No final, o meu cronómetro que havia sido colocado em funcionamento aquando do tiro de partida indicava o tempo total de 5h58m43s. Com o tempo de 5h50m15s a andar. Logo, escassos 8 minutos de paragens em 6 horas de prova.

Estranhamente e com alguma tristeza, deparei-me com o tempo oficial atribúido pela organização em 6h01m09s. Não é que faça grande diferença, mas tanto esforço para ter concluído em menos de 6 horas e depois... e ainda por cima sem explicação para o sucedido...! Bem, adiante!

Para concluír e porque de início deixei em aberto a questão das emoções mistas, apesar de saber que esta maratona não é nada fácil e a prova disso é que dos 235 inscritos para o percurso longo, apenas 133 o concluíram...! Mais de 100 desistências dizem muito do que é este G100. Aquilo que me deixa menos bem comigo próprio, não foi 1 hora e 40 minutos que perdi para o primeiro. O meu campeonato é outro...! O que mais me custa e sem desprimor para o esforço de cada um, foi ter-me quedado pela 112º posição em 133 que classificados!... Bem sei que com uma vantagem de cerca de 1 hora e 30 minutos para os últimos, mas ainda assim ao longo daqueles 102 kms totais, tinha a sensação que estava a fazer de tudo para que pudesse ser uma grande prestação, dentro das minhas limitações, como é óbvio, e afinal... não foi tão boa assim!

Enfim, cada vez mais tenho de me convencer que o mais importante disto tudo é fazermos aquilo que podemos. Tirarmos gosto daquilo que fazemos. Divertimo-nos nos entretantos... E, mais importante de tudo, é no final podermos regressar às nossas casinhas sem mazelas de maior, tirando uns arranhões que são da praxe... e prontinhos para continuarmos a fazer aquilo que gostamos de fazer!

Quero ainda deixar um comentário à organização que esteve excelente. As marcações estavam muito bem feitas. O percurso bem escolhido e com zonas muito giras de serem feitas. As zonas de assistência suficientemente apetrechadas e até lubrificação para o material houve em todas as ZA's.  Importantissimo dada a quantidade de água existente. Simpatia como é habitual naquela terra. Ficando como único senão, aquela ligeira confusão de cronómetro em cerca de 3 minutos. Por isso, luz bem verde ao Rodas Clube!

1 comentário:

Paulo Rosa disse...

Bom relato da prova obrigado, porque ja que não pode ir agradeço-te como correu a prova.
Um abraço, encontramo-nos por aí nos trilhos