2011-05-10

Trilhos e Courelas - Vendas Novas - 10 de Abril de 2011

Relato do JP:

"Como já vai sendo hábito, há sempre algo para contar! Desta vez, tudo estava a correr dentro de previsto e com um ritmo bem vivo desde o início. Havia que mudar um pouco a estratégia desde o G100, visto não ter resultado muito bem, em minha opinião.

Tudo corria bem até ao km 76. Aqui, a escassos 7 km do final e já praticamente sem quaisquer dificuldades pela frente, apesar de já há algum tempo vir a sentir mais dificuldade na pedalada acompanhada com alguns barulhos poucos aconselháveis da transmissão, a bicicleta resolveu "parar"... Ou melhor, quem resolveu parar fui eu, antes que partisse qualquer coisa, dado o desviador traseiro estar completamente voltado para trás.

Depois de várias tentativas infrutíferas para que voltasse a trabalhar na sua posição normal, pois apesar de estarem a entrar as mudanças, a roda rodar livre e não haver nada à vista que justificasse, até mesmo depois de retirada a roda.... estava a entrar em desespero por não conseguir descobrir o porquê da situação. Eis que, os meus dedos passaram pelos roletes de desviador...

Um deles, mudado há cerca de 2 semanas por se encontrar totalmente desgastado, estava normal. O outro... que não apresentava sinais de desgaste acentuado e até aqui trabalhou sempre na perfeição, resolveu literalmente "gripar". Ou seja, bloqueou por completo. Nem mesmo com esforço o conseguia fazer rodar!

Estava descoberta a avaria. Agora havia que conseguir ultrapassá-la!

Primeiro ainda injectei umas gotas de óleo para as esferas que ficaram visíveis, pois a peça que devia de estar a selar o rolete estava um pouco "descolada do rolamento"... O efeito foi quase nulo. Aquilo quase não mexia.

Desmontei o rolete e ao apertá-lo novamente, mal ajustava o parafuso, prendia de novo. Assim, a táctica foi manter o parafuso apenas "encostado" e sem qualquer tipo de pressão. O perigo agora estava no parafuso não se aguentar e cair, fazendo com que o rolete caísse e a minha participação ficasse também ela por ali...!

Mas não, lá se aguentou, felizmente, e assim consegui concluir os 83 km da Maratona.

Pena foi, que estes 8 minutos perdidos com a operação me tivessem custado cerca de uns 10 lugares na classificação geral e com isso fui atirado para fora do top 50, num total de 115 concorrentes que concluíram o trilho longo.

Assim, concluí a distância no 59º lugar da geral, com o tempo total de 4h15m27s. Com o tempo de 4h01m07s a andar. Os restantes 14 minutos foram perdidos entre a reparação do rolete, os 4 postos de controlo de passagem e ainda umas breves paragens nas ZA para recolher líquidos e um ou outro sólido.

De facto, poderia ter corrido melhor! Fiquei com um certo "amargo de boca" no final devido aquela peripécia provocada pelo rolete. Nunca tinha tido uma avaria daquelas, nem nunca tinha ouvido falar que este tipo de avaria pudesse ter acontecido a alguém!

Quanto ao percurso, gostei imenso, apesar da presença de alguma areia na parte inicial, onde os mais de 800 participantes à partida para os 3 percursos possíveis, tivessem dificultado um pouco a progressão, mais a mais porque não estávamos (JP/RF/HS) nada bem colocados na partida e me obrigou a algum esforço inicial em busca de uma melhor posição! A partir de sensivelmente meio da prova, surgiram 3 ou 4 subidas daquelas de nos darem que fazer...! De resto, nada a que não estejamos já habituados!

A organização a cargo da Adn Trilhos esteve em muito bom nível. Boas marcações, abastecimentos razoavelmente bem apetrechados, e até apoio mecânico num deles. Só não entendi muito bem o porquê de uma última ZA a cerca de 5 km da meta.

Parei por lá pois acabei por me desconcentrar devido à avaria 2 km antes, mas não havia necessidade de o ter feito, caso me tivesse apercebido da proximidade da meta! Ainda assim, atribuo uma luz bem verde à organização!

Não fiquei para almoçar, pois fi-lo em companhia do HS e do RF, a quem agradeço o convite.

E pronto, nada mais há a acrescentar naquele que foi o meu regresso a Vendas Novas 3 anos depois da minha estreia por lá! Desta vez com imenso sol e a temperatura bem alta para a época a que nos encontramos!"

Sem comentários: