2011-03-21

BRM 300 - 19 de Março de 2011

Relato do SD:

"…e pronto, sobrevivi a esta loucura dos 300km num dia.

Tudo começou às 06:10 em Vila Franca de Xira. Pela frente 300 km de estrada. Os primeiros km’s foram percorridos em grupo e com alguma apreensão. Tentava seguir acompanhado sem entrar em loucuras. Luzes acesas e algum frio que se fazia sentir, mesmo ao ponto de fazer gelar as pontas dos dedos.

Por volta do km 65 decidi deixar o grupo e seguir sozinho com o Carlos. O Carlos acompanhava-me desde o início e já o conhecia da etapa dos 200km.

Às 9:24, com mais de 90km, o Carlos seguia na minha roda quando eu me desviei de um buraco e lhe fiz sinal para fazer o mesmo, só que ele acabou por rebentar os 2 pneus. Parei com ele e enquanto tratava da roda da frente ele tratava da roda de trás. Foram 13 minutos nesta operação e quando arrancámos, seguimos já com outros 3 elementos (2 da organização) que entretanto se tinham juntado a nós. O rebentamento da roda da frente fez mesmo com que a borracha do seu pneu cortasse, ao ponto de ser conveniente colocar um remendo por dentro do pneu, operação que o Carlos viria a realizar ao km 115, aquando do controlo em Ponte de Sôr.

Eram 10:36, quando cheguei a Ponte de Sôr. Estava com 115 km e era altura de carimbar o passaporte num café local. Um sandes de fiambre e uma Coca-Cola depois, estava pronto para continuar. Decidi não perder muito tempo (ainda assim estive 26 minutos parado) e continuar sozinho. Não tendo amigos para nos acompanhar, prefiro mesmo andar sozinho e gerir eu o meu próprio ritmo.

A próxima paragem que eu tinha previsto era na Nossa Senhora da Graça do Divor, aos 196km, para voltar a carimbar o passaporte no posto de controlo. Era suposto o Café Besica estar aberto, acolhendo assim os randonneus para o controlo enquanto tomavam alguma coisa mas contrariando o que a própria organização pensava, o café encontrava-se encerrado. Precisava de comer alguma coisa mas algo em mim já não estava a funcionar muito bem pois tinha deixado de conseguir ingerir sólidos e sentia muita sede. Na mesma aldeia, parei numa tasca 200m depois onde encontrei 3 randonneurs que estavam prontos a seguir. Este café não tinha nada para comer mas quando vi um motolof em cima do balcão, não resisti. Pedi uma fatia daquele docinho e fresco doce. Felizmente “escorregou” bem na garganta, com a ajuda de uma Coca-Cola, é claro. Como continuava com sede, bebi mais uma água das pedras enquanto metia também alguma cafeína no estômago. Entretanto, tinha chegado mais um rapaz mas pouco depois eu arrancava novamente sozinho. Estive aqui parado 16 minutos.

Até Montemor-o-Novo foi um saltinho. Apesar de não me estar a alimentar, senti a energia do último abastecimento. Estava bem fisicamente e segui em bom ritmo até Vendas-Novas, onde decidi fazer a minha única paragem fora controlos. Sentei-me numa esplanada e pedi uma bifana. Momentos depois percebi que não a ía conseguir comer e acabei por a carregar até Vila Franca. Tinha pedido uma Coca-Cola (é claro) para acompanhar e esta acabou por ajudar uma tangerina a “descer”. Antes de me ir embora, após 25 minutos de paragem, bebi mais um café com uma água das pedras.

Faltava-me pouco mais de 60km para chegar e eu começava a ficar preocupado, pois sem comer começava a ter receio de me sentir fraco de repente. Até ao fim, fui sempre a beber pequenos golos de água para me manter hidratado. Quando entrei na recta do cabo, comecei a pensar que o BRM300 começava a ser uma realidade. Já lusco-fusco acendi as luzes e pedalei na berma da estrada com muito cuidado, pois ali o trânsito circula com alguma velocidade. Começava a sentir alguma dor nas mãos, tendo acabado mesmo com uma bolha em cada um delas. O forro das luvas já “era” e um dia inteiro fez mossa nas mãos. A cada irregularidade da estrada sentia quase que um reflexo de dor na mão.

Cheguei às 19:35. No final um enorme sentimento de satisfação. Foram mais de 200km completamente sozinho, o que como disse, permitiu-me gerir o meu andamento mas criou também alguma monotonia.

Alguns números deste longo dia…
Distância: 308km
Tempo total: 13:25:22
Tempo andamento: 11:50:38
Avg: 25,9km/h
Calorias: 6058 Cal."

Sem comentários: