2010-05-02

Desafio "A Idade da Pedra" - Vermoil - 1 de Maio de 2010

Relatos daqui a uns dias...

Resumidamente: foram 100 km e 2000 de subidas na versão light (DN e PL) e 110 km e 3000 m de subidas na versão hard (JB, JP, RF e Pedro Cravo). No final estavam todos estafados, mas com grandes sorrisos. É isto que o BTT proporciona...

Para já ficam apenas algumas fotos avulsas tiradas pelo RF, PC e PL, a ilustrar um dia espectacular de BTT proporcionado pelos BTTralhos (não há maneira de lhes agradecer o suficiente). Foram cores, cheiros, vistas e sensações inesquecíveis. As fotos não testemunham nem de perto nem de longe aquilo que se sentiu.
















Relato do PL:

"Passados uns dias e com o físico já recuperado, aqui fica então o relato da minha participação neste... chamemos-lhe evento. É verdade que não havia classificações, mas chamar àquele percurso passeio é desvalorizar o que não pode ser desvalorizado.

A primeira palavra tem de ir necessariamente para quem se dá ao trabalho de montar uma organização destas. É verdade que não houve que marcar percursos, mas o seu levantamento e validação não deixa de ser trabalhoso. Também sabemos que esta preparação pode dar muito gozo, mas ainda assim...

Depois há a questão de tratar do acolhimento, estadia para quem fica e garantir que os banhos são tomados em condições minimamente aceitáveis. Pois em todos estes aspectos os BTTralhos se esmeraram. Como se não bastasse, apesar de não terem nenhuma obrigação, fizeram questão de ter um lanche para quem chegasse ir saciando a fome e a sede. Mais curioso ainda foi ver a atenção que este pormenor mereceu, porque não faltou nada até chegarem os últimos e foram comprando pizzas à medida que elas iam acabando.

A segunda palavra para o tipo de evento que se tratou.
Os BTTralhos trataram de nos indicar o caminho por GPS, mas cada um estava entregue a si próprio e tinha que tratar de chegar ao fim, fosse por que meio fosse, em completa autonomia. É óbvio que um evento deste tipo não é para todos, até porque obriga a ter um GPS, mas evita marcações de percursos, pessoal a refilar porque tiraram fitas no dia do evento e outros a refilar porque não as tiraram no final. Também só serve para quem tem algum espírito aventureiro e desenrascado e não está à espera que a organização os traga ao final. Na verdade não foi exactamente assim, porque se houvesse uma emergência real os BTTralhos tinham equipas de prevenção para o resgate e além disso foram fazer o percurso a pedalar, pelo que podiam prestar um primeiro nível de ajuda. Parece-me que este tipo de eventos tem um potencial enorme e eu sou incondicional fã. Permite conhecer zonas novas, ao ritmo de cada um e com um impacto mínimo na natureza, Já nas localidades por onde se passa o impacto não é pouco, mas é positivo, dado que, não havendo abastecimentos da organização, cada um tem que comprar os comes e bebes e houve cafés onde alguns stocks de esgotaram, o que é bom para o comércio local.

Chega de falar de coisas acessórias. Falemos de BTT, porque foi um dia cheio disso que tivemos. O relato podia entrar nos detalhes que é habitual, mas seria intragável de muito extenso, tal é o número de coisas e sensações que valia a pena referir. Não vou fazer isso. No próximo ano vão lá e ficarão a saber melhor do que se lerem um relato detalhado.

Ainda assim, vou referir ao correr da tecla alguns flashes que retenho desse dia:
A chuvada que caiu antes da partida e que nos fez recolher aos carros ensombrou o início do dia, mas a partir dessa altura o tempo esteve excelente (como se vê pelas fotos):

Algures num single há um participante que entra de cabeça para dentro de um silvado. Passado o susto inicial e depois da operação delicada de resgate, o acidente serviu para umas boas gargalhadas,

As vistas... Ai as vistas no alto das serras...
Eram os prémios de quem subiu lá acima, mas em termos de prémios não ficamos por aqui porque algumas descidas eram um mimo. Ficou-me na memória um single a descer uma encosta mesmo antes do Rabaçal. Foi dos melhores que já fiz e é daqueles em que apetece voltar a subir só para o descer outra vez.

As Buracas do Casmilo. Formações geológicas interessantíssimas. Conjecturaram-se várias teorias para justificar o aparecimento daqueles buracos naquele sítio, mas acabámos por desistir de inventar e continuar a pedalar. O local, no entanto, merece a visita.

Os cheiros da vegetação húmida estavam no auge. Não dá para descrever...
Um quiosque a vender minis no meio do nada, assim mais ou menos como o Oliveira de Figueira nas histórias do Timtim, a aparecer nos locais mais estranhos a vender o mais esquisito que se possa imaginar. Foi surreal, mas soube que nem ginjas....
O Pedro Cravo a dormir uma soneca de dez minutos na beira do estradão enquanto “tratávamos” do espigão do “andaime” do JB ;-) .Mais engraçado ainda eram os comentários de quem passava e perguntava se ele estava bem. “-Sim só está a dormir!...” e continuávamos na bricolage. Também foi surreal.
As cãibras do DN e uma dor no meu joelho, que nos obrigaram a abandonar o bando, seguindo pela opção mais fácil após Ansião. Diga-se de passagem que esta opção não foi desinteressante em termos de percurso e teve mesmo zonas muito bonitas.

No final a surpresa reconfortante de um banho de chuveiro quente e balneários com bom aspecto. Quando começa a ser prática comum termos direito a um tubo na parede a deitar água fria e balneários que são uma extensão dos trilhos, tal a quantidade de lama que se acumula no chão, esta excepção é de sublinhar.

Também de sublinhar o já referido lanche providenciado pelos BTTralhos, com bebidas, pizza e fruta. Nada de supérfluo, mas apenas o necessário e que ia sendo reposto à medida das necessidades. Estava no ponto.

O facto de termos feito a opção “easy” permitiu-nos também estar à conversa com alguns dos organizadores e ir assistindo à chegada de alguns dos participantes e durante este tempo (que rondou uma hora) não ouvimos nenhuma queixa e apenas vislumbrámos rostos satisfeitos tanto por parte dos participantes como da organização. Isto apesar da preocupação natural com que os BTTralhos iam vendo quem faltava chegar, pois começava a anoitecer.
Em suma, um passeio perfeito num dia perfeito e a repetir sempre que possível, porque este é daqueles em que a longa viagem é claramente compensadora."

Fotos: RF, PC e PL

Sem comentários: