2010-04-28

Fortes de Torres Vedras - 1º Passeio - 25 de Abril de 2010

Seis Just4Funners (PL, FF, TF, AF, EN, PJM) e oito fortes conquistados. Foi o primeiro de vários passeios que vamos fazer em redor de Torres Vedras para visitar todos os fortes da zona.
No total estão já visitados 46 fortes das duas primeiras linhas.
Desta vez foram quase trinta quilómetros, com mais de quinhentos metros de acumulado e direito a Pastéis de Feijão, "Alívio da Crise" e um dia espectacular para a prática da modalidade.

Ficam algumas fotos representativas da "actividade" ;-)
Abastecimento inicial


Bater com o nariz na porta do Castelo


Após quarenta fortes finalmente encontramos um bem preservado (Forte do Canudo). Neste ainda se vêm as posições onde estavam colocadas as peças de artilharia, com a alvenaria intacta, e os muros e fosso estão em óptimo estado.


Forte de S. Vicente: um exemplo de preservação do património. Neste respira-se História. A sua dimensão, localização e o estado de preservação tornam-no incontornável como unidade representativa das "linhas".


Ainda no Forte de S. Vicente.


Imaginem encontrar à beira do estradão uma banca com dois licores para provar, com copos (novos) e tudo.
Provámos o "Cala Mulheres" e o "Alívio da Crise". Gostámos, telefonámos e fomos encher os depósitos na adega do produtor. Preferimos o "Alívio da Crise" ;-).


No Castro (e Forte?) do Zambujal. Última visita desta incursão. Do forte não encontrámos vestígios, mas o Castro merece a paragem e a saída para Leste (a subir) valeu bem a pena pela beleza dos trilhos. Curiosamente este forte não aparece na carta da época que temos vindo a usar para marcar as incursões e que reproduzimos em baixo, apesar de estar marcado na carta militar. Ficou a dúvida se de facto foi ou não usado como posição defensiva no tempo das "linhas".

Visitados também, mas com a já habitual desilusão de encontrar apenas um monte de mato a cobrir forte, fosso e tudo o que pudesse identificar a construção, foram os fortes da Forca, dos Palheiros, da Cruz e do Pelicano.

Marcados a castanho os fortes conquistados neste passeio


Novo passeio na zona está planeado para breve, para "picar" fortes a Oeste destes. Será complicado concluir esta epopeia até ao fim do ano, mas vamos tentar.

Sem comentários: