2010-04-01

Maratona do Centro - Pousos - Leiria - 21 de Março de 2010

Relato do JB:

Primeira participação numa maratona em 2010, este ano a contar para a Taça Portugal XCM e por isso a linha de partida estava dividida entre os ciclistas federados (Vitor Gamito, Rui Lavarinhas, Marco Sousa, entre outros) e os não federados. Nos não federados ainda havia uma divisão por ordem de inscrição e eu como fui dos primeiros a inscrever-me estava muito bem posicionado na grelha de partida.

9.30 e poucos segundos - Partida

Os primeiros quilómetros foram feitos em alcatrão o que facilitou o andamento e depois entrámos em terra numa zona de pinhal. Aí começou o terreno com lama e as raízes dos pinheiros pregavam algumas partidas, pois as rodas derrapavam um bocado. Houve alguns engarrafamentos, sobretudo devido ao piso. Esta primeira parte do percurso, o terreno estava com muita lama e o piso parecia manteiga.

Abastecimento por volta do km20, onde tínhamos à nossa espera maças, águas, croissants e barras energéticas.

Mais à frente havia a divisão dos 40/80km. Aí segui a seta dos 80km e foi a partir daí que o percurso começou a inclinaaaaar….

Ao Km30 a subida rainha da maratona, longa (quase 3km), difícil com uma inclinação brutal, mas onde o piso era excelente.

Esta segunda parte do percurso o piso era muito bom, quase não havia lama onde predominavam as subidas e as descidas....Por falar em descidas, estas eram brutais, por vezes custavam mais que as subidas. Muitas pedras/rochas que as tornavam às vezes perigosas (apanhei um ou outro susto hehe). Numa destas descidas encontrei dois ciclistas “agarrados” à clavícula…

Por volta do km50 mais um abastecimento. Daqui até ao último abastecimento foi sempre a rolar, com uns single tracks muito giros.

Último abastecimento e já só faltavam 20km para o final. Aqui o piso estava com muita lama e numa zona com um longo single track havia muita água, muita pedra o que poderia ser algo perigoso pois voltávamos a ter terreno tipo manteiga. Aí tive mais dois ou três sustos e ouve uma vez que desci com a bike à mão, pois não queria vir com marcas da maratona J.

Cortei a linha da meta com o tempo de 5h22:03.Na Classificação Geral dos Não Federados fiquei em 57ºlugar.

Convém referir que o percurso estava muito bem sinalizado. Paguei 25 euros tive direito a uma t’shirt do patrocinador da prova, um jersey (muito bonito!) e à papelada do costume.

No dia a seguir vim a saber da notícia da morte de um ciclista durante a maratona. Foi numa zona de alcatrão, ao km 10, cerca de 30 minutos após a partida.

Quando parti, estavam ao meu lado 2 médicos ciclistas devidamente identificados e que também iam participar na maratona. Estes médicos prestaram os primeiros socorros, mas infelizmente de nada valeu.

Para o ano lá estarei, novamente. :-) "

Sem comentários: