2010-03-22

Desafio Audax - Loures-Évora - 21 de Março de 2010

Relato do PL

"Missão cumprida.
Chegámos (o JP e eu) a Évora antes do fecho do controlo.
Apesar de ter levado com o Homem da Marreta algures por volta de Vendas Novas, sobrevivi até ao final à custa dos rendimentos acumulados.
Com rendimentos acumulados quero dizer média de pedalada, que um pouco antes de Pegões, por altura da paragem para abastecimento aos 60 km de percurso, ia ligeiramente acima dos 30 km/h.

O início foi de loucos, comigo a tentar acompanhar o pelotão da roda fina que partiu como se não houvesse amanhã. Além de nós, só vimos outros dois participantes com máquinas de BTT, o que não era um bom sinal.
Rapidamente percebi que não podia embarcar nesta loucura e deixei-me ficar para trás a um ritmo mais realista. O JP estava bem mais à vontade que eu, mas deixou-se ficar comigo.
Nos arredores de Alhandra passa por nós o grupo da Carris e nós apanhamos o autocarro ;-)

Seguimos ao ritmo deles até ao abastecimento e havia alturas em que rolávamos na casa dos 40 km/h, de que resultou a média que referi atrás.

No abastecimento o grupo esfrangalhou-se. Nós os dois parámos pouco tempo e arrancámos, mas mais à frente eles voltam a passar por nós. Ainda tentámos ir na roda, mas alguns quilómetros depois o JP faz-me um sinal a dizer que não dava. Foi a boa notícia do dia. Se não dava para ele imaginem como eu ia. Fiz reset do cruise control e voltei a rolar a médias mais apropriadas à minha condição física actual que é... como dizer?... basicamente... nenhuma :-P

Lá me arrastei até Évora, com o JP sempre a esperar por mim nas subidas, e chegámos quase uma hora antes do fecho do controlo, o que ainda assim foi muito bom.

Quanto à organização, fiquei um pouco desapontado.
Os desafios Audax não são provas de velocidade e têm uma filosofia completamente diferente. Não há classificações e o controlo de chegada serve apenas para verificar que se consegue concluir o percurso no tempo limite definido. Era esta a minha expectativa, que construí pela consulta de muita informação sobre os Audaxes de outros países que está disponível na net. O próprio regulamento desta prova é claro nesse aspecto e a informação disponível no site da FPCUB também remetia para o princípio que rege os desafios Audax por esse mundo fora.
Não vi nada disso ontem. Deram-nos um papel que tinha um espaço para formalizar o controlo no abastecimento (o que de alguma confirmava o que era esperado), mas parece que a maior parte nem parou.
Quando parámos ainda perguntei se não havia carimbo, mas parecia que estava a falar chinês. Dizia o controlador que tinha chegado pouco antes dos primeiros, porque teve dificuldades para ultrapassar o pelotão, e que só tinha tido tempo de os ver passar como flechas, o que revela alguma desorganização, além de desconhecimento dos participantes quanto ao regulamento e ao espírito da coisa.
De acordo com as regras Audax, quem faltar a um controlo é desclassificado. O pessoal encarou isto como uma corrida, o que está completamente fora do espírito do Audax.
Compreendo que esta prova tenha funcionado como teste até para a organização e que no futuro sejam afinadas estas questões, senão quem fica a perder são os Audaxes de Portugal.
Dou o benefício da dúvida e disponho-me a participar no próximo desafio. Vamos a ver se a coisa melhora, ou se passamos a ter umas corridas de ciclismo em Portugal que exploram o conceito Audax para angariar participantes, mas que se estão nas tintas para os princípios que norteiam os desafios Audax originais.

Também estava previsto recebermos um certificado no final, mas parece que se esqueceram dele em Lisboa :-P

Eu, como associado da FPCUB, não paguei nada pela participação, mas até agora também não recebi nada. Até o banho tivemos que pagar (2 euros cada banho). O JP já teve que pagar 5 Euros (mais o banho) e além do seguro e de duas bananas não teve mais nenhum serviço associado, nem sequer o certificado.
Conheço maneiras bem mais agradáveis e baratas (sem custos de recolha de ciclistas no final, por exemplo) de fazer 100 ou mesmo 200 km. Podem-se substituir os custos de transporte e inscrição pelos de um almoço em Salvaterra, que é bem mais agradável. Se for preciso até se passa certificado no final. São os Audax Just4Fun.

Gostaria de ir completando os Brevets Audax, pelo menos até aos 300 km (o que já é utópico neste momento), porque o conceito original agrada-me muito, mas se continua assim acho que passo a completar apenas os brevets Just4Fun (o que me dá algumas ideias ;-) )

Já agora e só por curiosidade, o tempo limite era 6h08m e fizemos 5h14m. Concluímos portanto com alguma folga, apesar da chuva e trovoada que apanhámos em Montemor-o-Novo."

Sem comentários: