2010-04-08

G100 - Grândola - 3 de Abril de 2010


Relato do JP:

"Deixo aqui um (longo) relato do G100 de 2010.

Sábado, 03 de Abril de 2010, que melhor forma de me despedir dos "intas", do que ir fazer o G100 em Grândola?

Previstos cerca de 90 km, com 1930 m de acumulado de subidas. Sendo que, 1210 m dos quais, estavam reservados para os últimos 35 km. Vai ser bonito vai...!!! Ah, só falta dizer que fui sozinho e sem ninguém com quem sequer partilhar lamurias!...

Partida um pouco atrasada em relação ao previsto, com uma partida simulada ainda dentro de Grândola e cerca de 2 km depois, aí sim, voltaram a "reunir" as tropas para se proceder então à partida oficial.

Dois grupos distintos. Os federados um pouco mais adiantados e o "resto do Mundo" um pouco mais para trás, mas com as partidas em simultâneo.

Cerca das 9h30m e lá vamos nós....! Primeiro km, mau sinal. As pernas já me doíam. O ritmo começou forte mas, o treino na véspera não tinha resultado lá muito bem, pensava eu! Bem... 2 km e zás, tudo a chapinhar com a bicla às costas. Bonito. A partir daqui, seriam 5h e meia sensivelmente, com os pés encharcados e a fazer choc-choc...À passagem do km 20 senti uma quebra. Nada de bom, pensava. Aproveitei um ligeiro endireitar de piso para comer qualquer coisa. Melhorei e lá prossegui com maior ou menor dificuldade. A transmissão, essa há muito que se vinha a queixar. Uma constante passagem por ribeiras, algumas delas com um caudal bem acentuado, faziam com que depois à passagem por zonas mais secas e solarengas a transmissão secasse e os ruídos característicos se acentuassem!

Lá seguimos por monTTes e Vales... chapinhando entre ribeiras e zonas completamente empapadas de lama viscosa que parecia colar-nos ao chão. O massacre continuava. As pernas não me davam tréguas!Arrastei-me até quase à passagem pela zona de meta, km 52, onde terminava o G50. O cronómetro marcava 2h50m. A tentação de ficar logo ali era mais do que muita. Mas, esta (ainda) não seria a primeira vez que isso me ia acontecer! Mas um dia... vai! ;)

Parei neste abastecimento e lá me alimentei de novo. Prossegui e aqui fi-lo sozinho durante praticamente 15 km sem ver ninguém. Nem à frente, nem atrás. As marcações eram boas e a organização optou por uma espécie de balões bem visíveis. Muito mais visíveis do que as tradicionais fitas. Apenas pecavam por alguns deles se encontrarem bem afastados uns dos outros!

Por volta do km 67, eis que, "colei" a um grupo de uns 6 elementos e lá seguimos, trepaaaando, descendo, trepaaaando, certamente aos pontos mais elevados daquela serra de Grândola. Alguns deles já os "bem" conhecia desde uma célebre (Des)Ori-btt que por lá tinha feito.

Este grupo não durou muito mais tempo junto. Foi perdendo alguns elementos e ficamos reduzidos a 3, até que chegamos ao último abastecimento. Faltava a subida-mor! Disseram-nos logo ali, que era durinha e longa, mas que valeria bem a pena pela beleza da zona. Aqui acrescento que eu só via a roda da frente e o céu...! Segui a meu ritmo e quando dei por mim, estava novamente sozinho.

Eis que cheguei ao ponto mais alto do percurso. Aqui, estava situado o último posto de controlo. Informaram-me que dali para o fim faltariam cerca de 6 km e que tivesse cuidado com a descida que se seguia. E que descida....! yyyyyyyyyyááááááááaáá... ;)

Como não podia deixar de ser, e certamente já estariam a estranhar.... chego cá abaixo e... vá de seguir em frente.... Claro. Não era por ali! Cerca de km e meio depois, e ao entroncar em asfalto, acrescido pelo facto de ali não haver indicações, nem ninguém... Depois de alguns nomes a mim próprio e de meia dúzia de impropérios para o ar... dei a volta à "burra" e lá vou eu à procura do caminho certo. De notar que estes 3 km a mais, "roubaram-me" cerca de 8 minutos...!

De regresso ao caminho correcto, pois o mesmo até estava numa zona bem visível.... eu é que decidi passar mais uma ribeira e afinal era um ligeiro desvio para um single track antes da mesma, lá rolei até à meta que se situava cerca de uns 4 km adiante. Como é óbvio, acabei por perder 3 ou 4 posições que havia conquistado naquele tal grupo que tinha ficado para trás. Foi mais um dos meus desencontros com o percurso. Não há remédio! Tenho me de convencer disso!

Para terminar e porque já vai longo... o tempo total situou-se em 5h 38m 45s. Com o 51º lugar da geral no G100, sendo que mais de metade dos inscritos confirmados, nem sequer acabaram. Estou certo que houve muita gente a ficar aquando da passagem pela zona de meta ao km 52.

Para complementar a descrição, agora que já sou Veterano B, buááááá... e dado que havia classificações também por escalões, quedei-me pelo 15º lugar deste escalão. Ah, falta dizer que o vencedor, o Ricardo Melo, fez qualquer coisa como 4h 06m 27s. É esta diferença de cerca de 1h 30m para os da frente que me deixa desiludido! É aqui que eu vejo que cada vez ando menos... ou eles cada vez andam mais. Ou até talvez sejam ambas!

Pode ser que os 40 anos feitos no dia seguinte, me tragam juízo e me levem a deixar-me destas coisas, e destes sofrimentos!

Venha a próxima e logo se verá...!!!

PS: Para a próxima, se quiserem um relato assim mais pormenorizado digam, ok? rsrsrsrsrsrsrs Ou então deixem os relatos com outros amigos. Pois a próxima serão os 162 km da Ultra-Maratona de Serpa... Se conseguir chegar ao fim! Veremos se não será a primeira vez que o desvio... fará milagres! ;)"

Sem comentários: