2010-05-18

24H de Castelo Branco - 15 e 16 de MAio de 2010


Duas camisolas sorridentes participaram nestas 24H, incluídas no Campeonato PTOpenXCR. O JP participou nas 12H (prova extra campeonato) e o PL teve a sua segunda participação (depois de ter estado no Zmar de Lama). Aqui ficam os primeiros ecos dos participantes.

Relato do JP:
“Esta foi de facto uma sensação mista de emoções!

Feliz por tudo ter corrido bem a representação Just4Fun que se deslocou a Castelo Branco, tal como com os resultados obtidos.

A outra parte da emoção, foi de alguma tristeza pelo facto de logo cedo, mal levantámos os dorsais, ter tido a informação que seria o único a competir para a classificação das 12H. Todas as outras inscrições tinham sido canalizadas ou para as 6H ou para as 24H. Estas últimas, pontuavam para a classificação final do PT Open XCR composto por 4 provas.

Mal foi dado o sinal de partida, ficou como que uma sensação de: " O-que-é-que-eu-ando-aqui-a-fazer???"

Das duas, uma: ou dava meia dúzia de voltas e optava por me retirar, ou estabelecia um objectivo final e empenhava-me para o atingir! Aqui, e para quem me conhece como um ser persistente e teimoso mesmo, sabe bem qual seria a minha opção. A segunda, claro!

Assim, e para merecer o troféu que me estava destinado à partida, empenhei-me de modo a completar 30 voltas ao circuito, totalizando um total de 160 km e com um acumulado a rondar os 1900 m. Objectivo cumprido às 00 horas e 1 minuto, com um total de 11 horas a andar e "apenas" 1 hora de paragens para alimentação, para tentar resolver um problema técnico, embora simples e que acabei por não resolver, e também para a montagem das luzes, o que só aconteceu às 20h por indicação da organização.
Fica apenas a informação adicional, que à meia-noite quando concluí a minha participação, estaria num "eventual" 10º lugar nos concorrentes a solo. Sabendo nós como é óbvio, que a gestão que fiz para 12 horas foi significativamente diferente para quem teve de fazer essa mesma gestão para as 24 horas.
Pegando na questão da organização, esta esteve excelente! Foi, sem dúvida, umas das razões senão a mais forte, para me fazer continuar às voltas tentando vencer a barreira psicológica de não ter objectivo, à excepção do número mínimo de voltas.

Dizia eu, esta organização merecia e mereceu, que o meu esforço pudesse de alguma forma compensar todo o empenho que tiveram em levar por diante este evento, com "apenas" 80 inscritos, englobando solos e equipas, e que à partida já saberiam que não iam ter um retorno monetário que cobrisse toda a logística necessária a um evento deste género!

Mais ou menos o mesmo que eu pensei e decidi fazer, deve de ter pensado a única concorrente feminina a solo - Espanhola de Nacionalidade - e que mesmo não tendo concorrência nas 24H, completou qualquer coisa como 40 voltas ao circuito, tendo apenas às 07h15m da manhã de Domingo, dado por concluída a sua participação. Parabéns também para ela. Quer pela capacidade, quer pelo desportivismo demonstrado!

Continuando um pouco e pegando no que já foi comentado entre nós, foi sem dúvida uma excelente oportunidade que perdemos todos para termos feito deste evento, o nosso "encontro anual" como alguém lhe chamou. As condições eram óptimas. O percurso era muito giro, para todos os gostos, e sem dificuldades daquelas de nos tirar a respiração... O tempo esteve muito bom. Os valores das inscrições 5 estrelas e meia e até contemplavam a opção de nos podermos inscrever sem opção de alimentação, o que para nós, dada a nossa logística, é o ideal e por fim, a organização foi 6 estrelas.

Poderíamos ter levado solos, equipas de 2, equipas de 4 e até de 6 elementos. Masculinas, femininas ou mistas. E seria quase garantido, que haveria muito mais gente a subir ao pódio!

É mais longe do que Lisboa, é um facto! Mas, em meu entender, todo o "espírito" que era colocado naquelas primeiras edições em que participámos, foi-se desvanecendo um pouco nestas últimas edições em Lisboa.”


Primeiros ecos do PL (mais detalhes talvez daqui a uns dias):
“Não se pode dizer que tenha corrido mal.
É certo que fiquei abaixo do meio da tabela (14º em 24), mas ainda tive que pedalar um bocado para garantir mais uns pontinhos para o campeonato e na ponta final (última hora) ainda consegui subir dois lugares. Apesar da classificação modesta considero a prestação boa para o meu nível de preparação actual (que continua próxima do zero e a viver dos km acumulados no final de 2009), já que marquei 177 km nas 33 voltas que dei, um resultado ao nível do que fiz nas 24h de 2008, altura em que estava muito melhor preparado.

Relato e mais detalhes estão complicados, mas entretanto fiquem a saber que se os Just4Fun tivessem levado para frente a hipótese de fazer ali um grande encontro tínhamos trazido para casa uma série de canecos. Assim ficaram todos a chuchar no dedo. Todos não, que o JP trouxe o dele. ;-)

Fiquem também a saber que quem não foi a CB passou ao lado do melhor percurso de 24 H que eu já fiz (disse isto no início, repeti no final da prova e mantenho a opinião) e que em termos de organização terá também sido das melhores (senão a melhor), com especial destaque para a cronometragem. Se abrandássemos ligeiramente na passagem da meta ficávamos logo a saber o tempo da volta que tínhamos concluído e havia disponíveis dois ecrãs (um interactivo) com os tempos por volta e classificações actualizadas em tempo real. Isto sem recurso a chips. Se bem se lembram, noutras provas (com chips) as classificações andavam atrasadas várias horas.

O espaço era espectacular e os balneários um mimo.
O tempo esteve uma maravilha, especialmente durante o dia porque esteve um bocado frio à noite, que me desmotivou de recomeçar a pedalar mais cedo no Domingo.

Uma palavra final para a simpatia da organização e em especial do Paulo Garcia, sempre preocupado com os participantes e com palavras de apoio a quem ia passando.

Roam-se de inveja por não terem ido a Castelo Branco ;-)...
...ou então esqueçam tudo o que escrevi e não participem em próximos eventos organizados pela Horizontes.
É que assim eu sou um dos poucos felizardos que estarão presentes e não tenho que partilhar mimos com outros participantes.

A próxima prova do campeonato são as 12H de Proença-a-Nova em 24 de Julho, mas não leiam isto nem digam a ninguém. É que se não for mais ninguém, além de ficar com os mimos da organização só para mim, ainda ganho a prova usando a táctica do JP (mas com muito menos voltas ;-).

No que diz respeito a esta prova, não prometo nada, mas fica no ar a ameaça de ainda poder fazer um relato mais detalhado da minha participação.”

Sem comentários: