2009-04-28

Maratona de Alte - 25 de Abril de 2009

O JP foi lá pedalar (e bem, como é costume) e conta-nos como foi:

"Confesso que já sentia saudades deste bichinho que é a competição!
Aproximadamente 2000 mil participantes à partida, devidamente colocados e alinhados na mesma, consoante o grau de dificuldade e distância a percorrer. Uma iniciativa que devia de existir em outras provas, desde que o número de participantes assim o justifique!

Cerca das 10 da manhã como estava previsto, foi dada a partida para os atletas da Taça de Portugal XCM. Estes, nunca mais ninguém os viu, a não ser à chegada! :)

Cerca de 5 minutos depois, partiram todos os outros. Os da maratona lazer (80 kms anunciados). Os da Meia-maratona (54 kms anunciados). Os do passeio (30 kms anunciados). E finalmente, os do passeio infantil/familiar( 16 kms anunciados) Todos ao molho... portanto! :)

Dado que a minha inscrição estava para a Meia-Maratona, encontrava-me colocado sensivelmente a meio do resto do pelotão.

Após os primeiros 8 kms totalmente rolantes e onde aproveitei para forçar um pouco o andamento e assim ganhar algumas posições de modo a evitar engarrafamentos... veio a primeira subida, digna já desse nome. A selecção foi sendo feita e viu-se desde logo quem tinha ou não andamento. Eu era daqueles que nem muito para trás, nem muito para a frente!

Depois, veio uma descida e depois subida e por aí a fora...! Após o 2º abastecimento (1º para mim, como é habitual), entramos numa zona bastante rolante, onde a grande dificuldade era mesmo o vento! Muito, muito forte. Frio, muito frio e como não podia deixar de ser, sempre de frente! Archhhhhh....!

Após lutar ali uns kms naquelas condições que não me agradam nada, passamos pela "enésima" vez a ribeira do Arade as primeiras dificuldades físicas surgiram, talvez fruto daquele ritmo inicial. Tinha cerca de 42 kms e uma média a rondar os 22 kms/h.

Coincidência ou talvez não, aí surgiu uma subida daquelas.... Felizmente umas escassas centenas de metros, mas de subir em 1-1 até ao topo...! Uma vez feita, desceu-se até ao 3º posto de abastecimento, onde a partir do qual, uma última subida mais complicadita, mas já em asfalto, nos colocava a apenas 2 kms do final e praticamente sempre a descer... ;) A partir daí, meus amigos... ninguém me agarra! :) Cheira a meta! ;)

Quanto ao resto, que vocês sabem bem que me interessa sempre :) resumiu-se no 47. lugar, com o tempo de 2h 47m 55s num total de 56,5 kms. Terminaram aquela distância 522 atletas e ficaram desclassificados mais 55. As minhas distâncias para os primeiros vão ficando mais curtas, mas ainda assim muito grandes. Aqui, situaram-se em 28 minutos de diferença para o 1., que me parece que ía de moto... ;)

Em suma, gostei imenso desta minha primeira participação neste evento! Extremamente bem organizado! Um percurso muito bonito, apesar de não olhar muito para as tão faladas vistas! Um acompanhamento aos atletas, muito bom! Bons abastecimentos. Muito bem marcado, quer por placas, quer por meios humanos.

O único senão, foi mesmo após o decorrer da prova. A zona de banhos era constituída por escassos 3 contentores, onde a água era fria e o espaço muito pequeno. Mais tarde ouvi dizer que haviam mais 2 zonas de banhos, mas algo distantes e sem indicações à vista. Uma delas era mesmo necessário recorrer ao carro para lá chegar!

O almoço estava bom e em local muito agradável! Mais tarde também ouvi queixas da carne não estar a ser bem servida para quem almoçou mais tarde. Admito que não deve de ser fácil calcular carne para 2000 atletas, mais acompanhantes e alguns de última hora...!

Concluo com a referência ao tempo, pois apesar do imenso vento que referi atrás, a chuva aguentou-se lá em cima! Apenas no regresso a Lisboa, levei com alguma, mas no pópó. :)
Ah, e ainda cheguei a tempo de ir ver o Sporting ao estádio, claro! ;)

E pronto, está tudo contado! Sei que fui breve, mas creio que dá para terem uma ideia! ahahhahah ;)"

Sem comentários: