2009-04-06

Maratona do Centro - Leiria - 22 de Março de 2009

Este domingo lá fui eu e a minha bike participar em mais uma Maratona do Centro, organizada pela Airbike.

Por volta das 8.30 lá estava eu para levantar o dorsal nº 500, preparado física e mentalmente para os 80 km. Contudo tive logo um pequeno “problema”, pois a roda traseira estava vazia e lá tive de dar ar. Problema resolvido, lá fui eu para a partida onde já estava uma multidão à minha frente.

Dada a partida, lá fui rumo ao desconhecido. Nos primeiros quilómetros e depois de sair de estrada, tive logo que desmontar devido a uma descida, logo seguida de uma subida mais técnica. A quantidade naquele local de bttistas era muita e provocou este “pequeno” engarrafamento.

Até ao km 20 era muito sobe e desce e aí houve o primeiro reabastecimento…. e siga para o resto dos 60km que faltavam.

A partir do km20 foi mais um sobe e desce constante com muita pedra, pois já estávamos em plena serra dos Candeeiros. Neste trajecto e numa curva mais fechada um bttista caiu à minha frente. Nada de grave, apenas uns arranhões e a corrente saltou fora. Aí desmontei e tive a ajudar a colocar a corrente no sítio e a certificar-me que estava tudo bem.

Uns quilómetros mais à frente uma situação mais grave. Sendo esta parte do percurso mais técnica e com muita pedra houve um bttista que foi ao chão. Deve ter ficado bem marcado mas os bombeiros estavam a tratar da situação e quando passei já estava tudo mais ou menos bem. O rapaz estava consciente e estava em boas mãos, pois estava lá uma bombeira :-)

Chegados ao km40 mais um abastecimento. A partir daqui o percurso era um espelho do anterior. Sobe, desce, pedra, pedra e pedra mas chegados ao km50 o percurso ficou mais plano até ao km65. Com a ausência de pedra o ritmo aumentou e já “só” faltavam 15 km para o final.

Mais uma paragem na zona de abastecimento e siga para os últimos kms. Aqui voltou o sobe e desce. Um descida muito gira, mas onde tínhamos de ir bem atentos pois era muito técnica e onde a pedra era uma constante. Neste pedaço até tive pena da bike…

Últimos 5 km: mais sobe e desce para massacrar o corpo. Mas esta foi a parte do percurso que mais gostei, pois havia um single track simplesmente espectacular.

Cheguei à linha de meta com o tempo 4h52:54 e na classificação final no lugar 184 em 306 participantes.

Gostei mais do percurso do ano passado, pois não tinha tanta pedra e tinha mais single tracks. Este ano mais de 60% do percurso era pedra, mas já sabia para onde ia, pois a Serra dos Candeeiros é mesmo assim.

Este ano os abastecimentos foram mais fracos, a sinalização/ pessoal de apoio continuaram a ser 5 estrelas e as lembranças fraquinhas...Substituíram a t-shirt por um saco para colocar sapatilhas. Em relação ao almoço/duche não sei, pois fui para casa.

Mais uma para o Curriculum,

João Bronze “JB”

Sem comentários: