2009-03-03

Duatlo das Lezírias - 15 de Fevereiro de 2009

Os Just4Fun regressaram a esta prova com ligeiras mexidas na equipa. O povo (que é sábio) costuma dizer que em equipa que ganha não se mexe, mas como ainda não foi o caso (de ganhar, obviamente) mexemos nos "convocados" (nome politicamente correcto para designar os malucos que se metem nestas coisas).

Estiveram presentes o SD, o JB, o JMA e o PL. Os três primeiros na prova dos Iron Man ;-) e o último na prova dos paraquedistas.

Já se sabe que o JB e o JMA são parcos em palavras e baldam-se sempre aos relatos, mas o SD cobre essa falha e fez um relato à maneira, que se pode ler mais abaixo. Já o PL, que até costuma conseguir juntar umas letrinhas para animar o blogue, desta vez diz que não há relato para ninguém. Parece que a prova não lhe correu muito bem por alguma culpa própria, mas também com um grande contributo pelas falhas da organização. Sendo assim fez birra e diz que que não faz relato. Fez uma espécie de reclamação/sugestão para a Federação e nesse esforço sobre-humano gastou o stock de inspiração que tinha reservado para esta prova.
Para que conste, o JB estreou nesta prova a sua nova KTM de suspensão total, como se pode ver nas fotos.

Do JMA não há fotos, porque não levou a camisola da bicicleta sorridente e era impossível descobri-lo no meio do 348.498.231 participantes desta prova.
É bem feito, que é para aprender ;-)

Segue portanto o relato do SD:

"Duatlo das Lezírias, o meu segundo Duatlo.

Eu, que nunca vou para as Lezírias, fui logo duas vezes seguidas neste fim-de-semana! No sábado, a minha esposa queria desentorpecer as pernas e tirar as teias de aranha da sua bicicleta e como já há muito tempo que ela não andava lembrei-me de a presentear (ou não fosse dia dos namorados) com 28km nos estradões da Companhia das Lezírias. Domingo lá estaria eu novamente mas agora em ritmo competitivo.

Eu que não gostava muito de competição, tenho a impressão que estou a ficar viciado nestas provas de Duatlo. O facto de a constituição destas provas envolver 2 modalidades que pratico habitualmente, dão-me a possibilidade de não ficar muito mal classificado. O Duatlo das Lezírias foi o meu segundo e… já penso no terceiro – venha Grândola!

Creio que fiquei mal habituado. O Duatlo do Jamor elevou a fasquia da organização a muito bom nível e sendo novo nestas andanças pensei que as provas da Taça de Portugal se pautavam pelo rigor organizativo mas o que vi no sábado foi uma tentativa de boa organização com detalhes de amadorismo. Quando uma organização não respeita um horário como o da abertura do parque para verificação técnica, num ano em que o número de participantes mais do que duplicou relativamente ao ano transacto, algo vai mal. Se a isto juntarmos alterações de última hora como foi o caso da criação de um parque de transição específico para a Promoção, sem que os atletas desta prova soubessem da sua existência, colocando alguns o seu equipamento misturado com o equipamento dos atletas da Taça de Portugal, dizia eu, se a isto juntarmos o atraso típico do tuga que chega 5min. Antes do secretariado fechar, temos a chamada confusão generalizada. Foi este o sentimento de quem como eu viu de fora o início da prova de Promoção, em que o tiro de partida foi adiado inúmeras vezes, tendo sido dada a partida com mais de 30 minutos de atraso relativamente à hora prevista. Durante esta prova em que participou o nosso amigo Paulo Leitão e que tudo fez para ficar bem classificado, só não ficou porque elementos da organização tê-lo-ão confundido com atletas em aquecimento e não lhe assinalaram o retorno da segunda e última corrida, obrigando-o a percorrer mais umas centenas de metros para além do previsto. Lamentável! No fim, compreendi perfeitamente as suas palavras de desabafo, palavras essas que me recuso a escrever aqui.

A organização acabou por conseguir minimizar um bocadinho o atraso verificado, tendo conseguido pôr todos os participantes da Taça de Portugal a correr (apenas) 15 minutos depois da hora prevista. Eu que gosto de partir à frente, não com medo de ser ultrapassado mas sim para não me envolver em confusões, encontrava-me 3 metros atrás do pórtico da partida mas na verdade parti lá para o meio do pelotão. Como é que isto é possível? É possível porque os espertos que aqueciam alegremente à frente do pórtico enquanto os outros lá atrás se acotovelavam no sítio certo, tentando fazer uma espécie de aquecimento que mais não era do que um aquecimento mental, partiram à frente da linha da partida!

Senti-me forte na primeira corrida, tendo ultrapassado alguns atletas e tendo feito para meu espanto o tempo de 0:21:18, ou seja 4:26/Km, quando habitualmente tenho um passada de 5:00/km. Entrada no parque e… novamente o Sérgio à nora. Antes de o Duatlo ter iniciado, quando deixámos o equipamento no parque, preocupei-me em decorar a localização da minha bike. “Ora bem, entro por aqui, conto 5 corredores… não, melhor ainda, entro por aqui e viro no corredor com a bandeirinha SLB!”. Dito e… mal feito! Virei no corredor antes. Desorientei-me o que me causou alguma irritação. Quando saí do parque sai com vontade de “dar-lhe” no pedal. O passeio do dia anterior tinha também servido para perceber como estaria o terreno. Estradões largos, sem lama, com melhor rolar nas bermas mas também com alguns buracos aqui e ali quando menos se espera. Depressa me coloquei nos 31.5, 32Km/h. Neste momento ultrapassava mais do que aquilo que era ultrapassado. A espaços via desistências por motivos técnicos. Lino Barruncho foi um deles. 5Km percorridos e conseguia manter o mesmo ritmo. Neste momento avaliava a minha capacidade de o manter até ao fim e confesso que me sentia forte. Dois ou três quilómetros à frente, mudámos de direcção e começámos a sentir um vento que até então tinha passado despercebido. Uma nova mudança de direcção, colocava-nos agora perante uma recta com vários quilómetros em que o principal adversário era o vento. Embora este não fosse especialmente forte, era resistente o suficiente para abrandar o nosso ritmo, tendo a minha velocidade baixado para os 27km/h. Neste momento queria andar mais e não conseguia. Queria apanhar atletas que me fugiam. A espaços passavam por mim pequenos pelotões. Colava-me a eles por instantes conseguindo assim aumentar a minha velocidade e beneficiando de menor resistência mas o ritmo destes era elevado demais para mim e via-me obrigado a abandoná-los. No fim da prova de bicicleta, tinha uma distância de 20,71Km (a organização anuncia 23!) percorridos com uma média de 27,54km/h, durante 45:10 minutos. Se soubesse que todo o percurso seria feito naquele piso teria arriscado a levar uns slick’s 1,5” em vez de uns pneus 2” com piso de terra/lama.

O discernimento baixa com o cansaço. Só assim explico o facto de ter travado à entrada do parque de transição quando ainda não era ali a “Dismount Line”. Mais uns segundos no desmonta/monta para entrar depois no parque, ter virado no corredor certo mas ainda assim não ter dado de imediato com os ténis! A melhorar no futuro estas transições, sem dúvida. Saída para os últimos 2,5Km. Saída algo trôpega, pois faço melhor a transição corrida-bicicleta do que o inverso e vejo algumas caras conhecidas a terminar já a prova o que me fez pensar em apertar um pouco o andamento. Pouco depois, oiço alguém dizer: “olha o capacete!”. Pois é, esqueci-me de tirar o capacete e fiz a corrida toda com ele na cabeça. Era o único! Não é grave mas não me escapei de ouvir umas larachas da assistência e mesmo de outros atletas pelo facto de ir a fazer figura de urso! Há o lado positivo, se aparecer na televisão serei facilmente reconhecido! Durante esta corrida motivei-me em conseguir ultrapassar um elemento feminino do Clube de Sines. Por nenhum motivo em particular e ao fim e ao cabo por todos no geral! Fi-lo, a custo nos últimos 500m, altura em que as pernas ganharam asas quando as canelas cheiraram a meta.

No fim, lugar 266 da geral, com 1:16:50, a 18:57 do vencedor, de 519 atletas que concluíram as 3 provas. Não me consegui segurar na primeira metade da classificação mas a verdade é que não dava também para mais. Missão cumprida. Segue-se Grândola!
SD"

Sem comentários: