2009-02-01

Duatlo do Jamor - 1 de Fevereiro de 2009

Apesar do temporal os Just4Fun voltaram a marcar presença no Jamor. Um terreno pesadíssimo resultado da água que caiu na noite anterior à prova acolheu (o termo correcto seria envolveu) os participantes nesta edição.
O JMA e o SD mergulharam (em sentido figurado) na lama e cumpriram o percurso com a galhardia habitual. Como o JMA ia disfarçado (sem equipamento J4F) não foi possível captar imagens porque quando era possível ver a cara de quem passava... já tinha passado ;-).
No SD , pelo contrário, era possível ver ao longe as mangas vermelhas do equipamento J4F, que se destacavam das silhuetas castanhas que evoluíam no percurso. Isto permitiu recolher algumas imagens, que mesmo assim não mostram o estado lastimável em que os participantes estavam.
Foram toneladas de lama que levaram para casa. Façam o favor de devolver a terra, que faz falta para lá andarmos no resto do ano :-)
Classificações:
JMA: 35º em V2, 393º da Geral
SD: 103º em SEN, 172º da Geral
Estiveram presentes na prova principal mais de 600 atletas.

Segue-se, no dia 15, o Duatlo das Lezírias, onde os Just4Fun também estarão presentes.

Em baixo o relato do SD:
"Cá estou, agora sem laminha, para vos contra como foi o meu primeiro Duatlo. Já há muito que eu pensara experimentar esta modalidade mas até agora, nenhum aparentava ser tão duro como este pelo que fui adiando a minha participação. :-) Dia 1 Fev. sim, estavam reunidas todas as (más) condições para o meu primeiro Duatlo – o Duatlo do Jamor.

Dizem os meteorologistas que o mês de Janeiro de 2009 foi o mais chuvoso nos últimos 30 anos. Dizem. Eu cá acho que ainda não parou de chover desde o Tróia-Sagres e também já não acredito que o S.Pedro consiga fazer alguma coisa boa neste país. A noite que antecedeu o dia da prova foi uma noite especialmente ventosa e com muita precipitação na região de Lisboa pelo que todos nos arriscámos a fazer um Aquatlo em vez de um Duatlo.

9:10 – Abertura do parque de transição e início das verificações técnicas. Minutos antes, 14 nuvens tinham-se reunido na zona, cuspindo e atirando mesmo algumas pedrinhas de granizo mas por esta hora, estavam distraídas. Dorsal à cintura, porque este é um dorsal tipo cinto que permitir aos atletas durante a corrida exibir o número à frente e uma vez na bicicleta colocá-lo para atrás, chip numa cinta colocado na zona do tornozelo, capacete numa mão e sapatos de BTT na outra. Foi assim que me apresentei para a verificação técnica. Após a mesma, foi me dado um cestinho para colocar os meus pertences e encaminhei-me para o local escolhido dentro do parque. Como fui um dos primeiros, tive oportunidade de deixar a bicicleta na ponta do parque o que facilita a transição em prova pois permite que a mesma seja rapidamente localizada. Tinha levado um saquinho de plástico para ‘tapar’ os sapatos com medo que chovesse. Que ingénuo. Um erro que cometi no meu entender foi o ter deixado os óculos (não os de ver, é claro) no cesto em vez de ter iniciado a corrida logo com eles. Quando mais tarde os coloquei na cara, estes estavam molhados pois tinham ficado à chuva mas o pior foi a diferença de temperatura que fez com que estes embaciassem de tal forma que deixei simplesmente de ver o caminho, mas já lá vamos a esta parte.

10:40 – Após mais de 1h dentro do carro no quentinho a ouvir a chuva cair e a pensar no quê é que me ía meter, estava na hora de sair para fazer um aquecimento. Como estava a chover (já tinha dito isto?), fui aquecer para debaixo de uma espécie de tenda que há junto à zona de canoagem. Claro, não fui o único a lembrar-me deste espaço. Como é difícil correr em 15m e parecia quase impossível fazer o Duatlo sem que chovesse, estendi o meu aquecimento além tenda.

11:00 – Pronto para a partida. Eu e os mais de 800 participantes. Quando alguém disparou para o ar, toda aquela gente começou a dar aos calcantes para 10 metros depois, ter de fazer um gancho à direita. Penso que esta partida não terá sido muito bem idealizada pois só os primeiros 5 vá lá… passam bem nesta zona. Para o ano, há ideia de a partida ser diferente, disseram-me da organização. Tinha começado o meu Duatlo. Com a avalanche inicial de atletas, vi-me obrigado a pisar enormes poças de que água para mais tarde cruzar um troço de autêntica lama e por onde ninguém podia fugir. Com os ténis brancos molhados e já com nova coloração, comecei cedo a deixar de me preocupar com o sítio onde punha os pés. Ao fim das 2 voltas estava pronto para a transição…

BTT – O facto de ter deixado a bicicleta no início do parque de transição ajudou na localização da mesma. Capacete posto e afivelado, sapatos trocados e óculos na cara, lá saí eu a correr e a empurrar a bicicleta parque fora, numa zona muito enlameada. Quando pude montar na bicicleta, já fora do parque, já não via o caminho pois os óculos estavam completamente embaciados e tive de os tirar. O facto de conhecer o percurso e BTT permitiu-me seleccionar a mudança correcta para a primeira subida, logo após abandonar o alcatrão. Comecei logo a ultrapassar alguns atletas mas fui tapado na parte de maior pendente o que me obrigou a desmontar e fazer o resto da subida a correr para não perder mais tempo. Na segunda volta, já com o circuito com menos gente, esta subida foi feita montado. Penso que fiz uma boa prova de bicicleta. Não tive contratempos, fui ultrapassado nas 2 voltas por muito poucos e ultrapassei muita gente. O circuito estava muito técnico e bbaassttaannttee enlamenado. Os pneus novos que tenho montados cumpriram o seu papel e eram previsíveis quanto à sua aderência nos diversos locais do circuito. Uma coisa que me preocupou foi o facto de esta a andar sem óculos. Mesmo com guarda-lamas levei com muita lama na cara e nos olhos e já semi-cerrava os olhos nas zonas mais rápidas com medo da combinação lama/lentes de contacto. As condições que se faziam sentir deram-me alguma vantagem por estar habituado a andar de bicicleta. Vi muita gente com dificuldades e com medo a andar naquelas condições. Com tempo seco a minha prestação teria ficado mais comprometida porque a concorrência seria bem maior.

Última corrida – Bom, aqui começou a falta de atenção pois enganei-me e meti-me para uma 3ª volta ao circuito de BTT, em vez de entrar para o parque de transição e preparar-me para a corrida final. Voltei atrás e entrei no parque. Depois, se da primeira transição vi logo a bicicleta, desta vez entrei no corredor ao lado. Estava transtornado e com dificuldade em ver, com a lama acumulada na cara/olhos o que contribuiu para a minha desorientação. Lá acabei por dar com o local onde deixara os meus ténis. Coloquei a bicicleta no suporte e quando fui trocar de sapatos deu-me uma cãibra no gémeo e tive de ficar quietinho por breves instantes. Por fim, lá me consegui calçar e iniciar a corrida, agora sobre um lamaçal desgraçado à saída do parque. Foi de tal forma que a organização tinha pessoas a avisar do perigo de queda à saída do parque. Nesta última volta não comecei muito bem. Parecia que as pernas não queriam desenvolver e fui ultrapassado por uns quantos atletas mas mais ou menos após o km 1, senti-me melhor e fui no encalce de alguns concorrentes, o que criou ali um objectivo e me permitiu terminar esta última corrida com um tempo razoável.

No fim, estava bastante satisfeito com o meu primeiro Duatlo e até com as prestações conseguidas. Na classificação Geral fiquei em 179 tendo feito os seguintes tempos intermédios:

5Km – 0:23:19 – Posição 341
18Km – 1:03:13 – Posição 147
2,5Km – 0:12:12 – Posição 233

Foram 1h38m44s a chafurdar em lama de tal forma que boa parte da tarde de domingo foi passada a desencardir roupa, ténis, sapatos e a cuidar da bicicleta porque nem a marca já se via no quadro. Diriam vocês agora: não mexe!! Tá bom assim!! :-)

Fiquei fã de Duatlo e já me inscrevi para o das Lezírias. Só tenho pena que não hajam muitos Duatlos de BTT e no que toca aos de estrada… uma bicicleta de estrada vinha mesmo a calhar. :-)

Quero agradecer ao JMA a companhia e as dicas transmitidas por alguém mais experimente nestas andanças. Obrigado também ao amigo PL que tirou umas fotos e gritou umas palavras de incentivo durante a participação."

Sem comentários: