2008-06-23

24 H 2008 - Comentários do PL


Relativamente à nossa participação, acho que dificilmente podia ser melhor. O simples facto de estarmos ali todos a petiscar no Domingo em amena cavaqueira prova isso (embora eu cavaqueasse pouco, porque estava mesmo todo roto).
Gostava particularmente de agradecer ao JM a disponibilidade e as febras, entremeada, salsichas, chouriço e picanha que ele conseguia fazer "no ponto", mesmo com instrumentos que se desfaziam à aproximação do calor. Uma das voltas que dei deveu-se a ele, pois como fui estando sempre bem abastecido não tive que ir perder uma hora (ou mais) na fila para o jantar. Com isto acho que ganhámos mais um elemento para participar na próxima edição. É que se nós nos queixávamos do calor a pedalar, imagino o calor que estava junto ao fogareiro. Para o ano ele vai preferir pedalar. Difícil vai ser arranjar substituto à altura. Se nós estamos aflitos das pernas, ele estará aflito dos dedos, com as queimaduras.

Quanto às classificações... Pois é, aquilo tinha classificações... Eu fiquei bem classificado. Fiz 15 voltas, não foi mau. Tinha ganho as minhas 24H se tivesse conseguido fazer as 16 a que me tinha proposto, mas não houve mesmo condições para fazer a volta nocturna a que me baldei após ter estado a trocar o cabo do desviador da frente. Uma tarefa tão simples demorou-me eternidades para fazer as afinações finais, mas o discernimento e a coordenação motora já não eram as melhores após mais de 120 km e a avaria acabou por servir como desculpa para ficar a descansar mais cedo. Levantar às 5:30 foi um martírio e custou mais do que quando pedalava em equipa, quando tinha mesmo que saltar da tenda porque alguém estava à minha espera. Neste caso a motivação que arranjei foi ver o nascer do Sol a pedalar. Estranhamente as primeiras voltas da manhã correram-me melhor do que esperava e na segunda consegui mesmo fazer tempo ao nível das que fazia no início do dia anterior, pelo que aproveitei para tentar recuperar algum do atraso no plano de prova e garantir assim as 15 voltas, que eram o objectivo do "plano B".

Ah, mas havia outras pessoas a competir, não é?
As senhoras portaram-se muito bem e a equipa Red Bull deve ter mesmo sido movida a latinhas dessas, porque parece que andavam a competir internamente para ver quem fazia o melhor tempo e o resultado foi o 19º Lugar nas equipas de quatro masculinas, que foi o melhor resultado de sempre dos Just4Fun.

A propósito de Red Bull, na última volta vinha à conversa com outro solista que me dizia que não tinha dormido, mas houve duas vezes que quase que tinha adormecido na tenda, mas que se levantou rapidamente. Dizia-me ele também que o que lhe tinha valido foram seis latas de Red Bull que tinha bebido durante a noite.
É assim: uns bebem Red Bull e outros bebem "mines". Não há competição possível :-)

Entretanto, o meu 29º lugar nos solos masculinos foi muito melhor do que eu podia esperar, tendo em conta os 109 participantes e a dureza do percurso.
Na segunda-feira seguinte estava um bocado massacrado, mas passados dois dias já estava a pensar na próxima, o que deve querer dizer que o meu estado de insanidade se agravou. É que já tenho idade para ter juízo ;-)

Uma palavra final sobre o percurso...
Foi provavelmente o percurso mais engraçado das 24H em que participei, muito variado e com singles espectaculares, mas se era adequado para algumas passagens não seria o melhor para uma prova de 24 horas. Já nem falo da dureza física nem da persistência de obrigar os participantes a descer escadas, quando há alternativas válidas. Falo sim da perigosidade crescente de algumas zona à medida que se degradavam com os milhares de passagens dos concorrentes e da dificuldade de ultrapassar e ser ultrapassado nas longas zonas estreitas.
Já agora, para que conste, eu até desço escadas, como comprova a foto abaixo que foi recolhida a partir do ForumBTT, acho é que não há necessidade de massacrar concorrentes e material, mas ao fim de quatro participações já vi que é chover no molhado e não vale a pena reclamar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia

O amigo PL já disse quase tudo no que diz respeito à participação dos Just4Fun, no seu global.
Apenas acrescento aqui e a título pessoal, que a minha participação integrando a equipa Just4Fun^2, foi aquela em que me senti melhor fisicamente, das 3 vezes que participei nesta prova.
Os objectivos de toda a equipa foram atingidos e até mesmo superados. O ano anterior foi passado com algumas dificuldades, pois 2 elementos foram submetidos a intervenções cirúrgicas e perderam algum tempo de preparação. Um outro elemento viu-se "apeado" pois os amigos do alheio fizeram-lhe uma visita à garagem e levaram-lhe a companheira de provas, o que o fez também perder tempo de preparação. Finalmente, o 4º elemento, e recrutado pouco tempo antes, foi uma óptima supresa, quer pela sua prestação em prol da equipa, quer pela sua companhia e camaradagem. Tudo conjugado, levou-nos à melhor prestação de sempre nesta competição tão difícil e exigente, que são as 24 horas de Btt.
Aqui ficou um breve comentário deste vosso amigo e companheiro de "lutas". Um bem-hajam a todos e parabéns a todos os que puderam abrilhantar a participação dos Just4fun.
O meu agradecimento também a todos os amigos e acompanhantes que puderam e quiseram dar uma forçinha e apareceram por lá, quer colaborando conosco na preparação das refeições, quer colaborando também no convívio e partilhando bons momentos de humor.
Obrigado a todos.
Aquele abraço
João Pedro