2008-06-30

Fortes do Sobral II- Relato do SD

O passeio dos Fortes Arranhados sucede ao passeio dos Fortes Picados e é assim o segundo passeio desta saga que promete deixar marcas nos “Fortes” que se fizerem a eles.
Foram seis os “Fortes” (SD,JB,JP,PL,FF,EN) que ontem se juntaram no Sobral de Monte Agraço para um passeio à descoberta de fortificações imaginárias. Sim, imaginárias porque de cinco fortificações apenas vimos restos de uma. Quanto às outras podemos dizer que estivemos no sítio e há registo fotográfico, por isso não duvidem!
Desta vez os Fortes não trouxeram marcas de melgas mas sim de silvas, espinhos e outras coisas capazes de riscar o cromado. Muito pico tinha aquele percurso. Depois ainda houve dois malucos que sob o pretexto do Geocaching se fizeram a um trilho fechado e ladeado de vegetação espinhosa só para ir abrir a tupperware. Ainda assim consta que saíram desse caminho arranhados mas felizes ostentando nas mãos uma cobra de borracha e uma Geocoin, quais troféus. Quanto à cobra de borracha, assim que a EN viu a cobra ao longe levantou-se e estava prestes a subir ao marco geodésico quando o JB disse que era a brincar. Por falar em bicheza (cobra, não confundir com o JB), perto do mal cheiroso atrelado com os cães com que nos cruzámos tive de desviar a roda de uma que se deslocava para a berma e à primeira vista tinha um comprimento jeitoso. Por acaso parecia-se em tudo com a de borracha que guardava no Camelbak. Cheguei a pensar que ela tinha fugido. Estivemos perto das ventoinhas eólicas que adornam hoje as nossas serras e todos pudemos apreciar as suas generosas dimensões. Houve até quem se pusesse a divagar e a imaginar pendurado nas pás das hélices.
Terminámos o passeio em asfalto e eliminando o último troço previsto dado o avançado da hora e também o facto de o único trilho que estávamos a ver no momento ser... estreito e ladeado de silvas.
Foi um passeio agradável como todos os nossos e que contou com a presença feminina da EN que se portou à altura!
Venham as próximas fortificações, sem melgas, sem silvas e sem outras coisas tais!

1 comentário:

Just 4 Fun disse...

Parece que entretanto se iniciou uma limpeza do coberto vegetal do interior do Forte Grande do Alqueidão. Aleluia!
Esperemos que seja extensiva aos outros fortes e aos eucaliptos das proximidades do Forte Grande.