2008-03-03

Maratona de Rio Maior - 2 de Março de 2008

Relato do DN:

"Por mim dou luz verde a esta prova.

No abastecimento estavam uns bolinhos que não cheguei a saber onde é que se compravam nem o nome deles, mas posso-vos garantir que eram de sonho. Uns laços finos e compridos, com uma massa parecida com o croissant, mas molhadinho, docinho, bem docinho e ainda com açúcar em pó a cobrir aquela maravilha, que por sorte consegui comer dois, um quando cheguei ao abastecimento e o último que se encontrava na caixa misturado com outros, de menos qualidade (para mim), triste e abandonado à minha espera. Não esquecendo os sumos, Coca-Cola, fruta e outras doçarias, estava um abastecimento mesmo agradável, pena ter que continuar a dar ao pedal.
Bem mas passando para o passeio, a zona é bastante bonita e o percurso dos 40, muito engraçado. No início apareceu uma zona daquelas que só passa um de cada vez, em que um pára e já está, vai tudo a pé, a empurrar a bicla por ali acima, com carrascos de um lado e do outro, pedras e claro o piso escorregadio.
Bastante single tracks, para descer que, se não estivessem escorregadios, seria bem melhor. Uma ou outra zona com um pouco de areia. Um dos organizadores disse-me no abastecimento que do percurso de 40km, 29 eram a subir, (não sei como, porque acabei onde comecei) e o acumulado era de 694m. O de 80, nem perguntei... Todo o percurso estava bem sinalizado, a indicação com fita laranja e letras a preto, estava sempre do lado direito. Em dois cruzamentos a fita estava já um pouco dentro do caminho e tinha que se espreitar para ver se era por ali. Sinalização nas vias que cruzávamos para que os condutores das viaturas soubessem que estava a decorrer uma prova desportiva. As zonas perigosas com sinalização adequada, quer fosse uma descida mais inclinada, com regos ou pedra solta e nos cruzamentos com a via pública.
Estando inserida na feira das tasquinhas de Rio Maior, o almoço foi mesmo nas ditas. Uma senha de 8€ a descontar para o almoço, mas o pior foi arranjar lugar para almoçar, estava cheio, mesmo cheio de gente. Valeu um conhecimento, que estava sentada numa tasquinha e arranjou lugar para mim e para o Luís. (LP / Luís Patrício) que mora ao pé de mim e me fez companhia a este raid. Por sinal a sua 1ª maratona e ficou a gostar (lá enganei um para me fazer companhia).
Classificações ainda não apareceram, mas pelo que me toca, não devo de ter, porque troquei o percurso de 80 para 40, mas gastamos 3h10m à chegada, na bicla tinha 2h50m, mas estive no abastecimento, topam, hé hé..."

Sem comentários: