2009-10-19

1ª Maratona BTT Cocheiros - Santo Aleixo da Restauração - 18 de Outubro de 2009

Mais um relato do TA.
Ainda bem que ele vai escrevendo alguma coisa, senão este blogue era uma pasmaceira de levar ao bocejo ;-).
Continua a este ritmo TA e mostra aos outros preguiçosos como se faz :-)...

"Após 2h30m de viagem cheguei finalmente a Santo Aleixo da Restauração uma aldeia no Concelho de Moura a dois passos de Espanha, mesmo a tempo de ver um excelente nascer do sol que aqueceu a alma numa manhã fria.
A partida começou pontualmente e os cerca de 300 atletas atacaram de pronto o percurso que teve um início bastante rápido. O traçado foi bem escolhido e se a nível de orientações estava bem delineado, já as zonas de perigo pareceram-me mal identificadas: a organização deu a indicação de que as zonas perigosas estavam assinaladas com umas folhas A4; até posso ser um bocado despassarado mas não vi uma única indicação.
A prova tinha algumas descidas e single tracks bastante técnicos com muita pedra solta (e muita bosta de vaca…) e várias passagens por linhas de água ou ribeiros secos. Na passagem de um desses ribeiros secos (e este tenho a certeza que não estava assinalado com um sinal de perigo) dei um trambolhão de todo o tamanho: o leito desse ribeiro apenas permitia uma passagem segura se fossemos encostados do lado esquerdo pois do lado direito o declive que se formava apenas permitia que a roda embatesse com violência na margem oposta. Conclusão: dei uma cambalhota por cima do guiador e fiz uns arranhões no tornozelo. Nem mesmo a troca do pneu da frente evitou que desse a minha queda. Estou a chegar à conclusão que ou o problema é meu ou da bicicleta que gosta de ter um contacto mais `terra-a-terra' com o solo. Creio que será mesmo a segunda possibilidade porque antes de trocar de montada raramente caí.
O trajecto teve uma curiosidade bem engraçada, a passagem por um percurso de motocross.
No final, após a zona de controlo, o traçado estendia-se num enorme estradão a direito que permitia massacrar o pedal na mudança mais pesada.
Após o banho e almoço tive ainda a oportunidade de passar na ambulância para desinfectar as feridas. Pelo que me contaram não era minimamente o que estava em pior estado: o `cliente' anterior tinha abraçado um arame farpado com braços e pernas e um outro tinha mesmo sido encaminhado para o hospital para levar pontos.

Para primeira experiência dou os meus sinceros parabéns à organização com as ressalvas que coloco abaixo.

Pontos positivos: o traçado escolhido, rápido e técnico; o preço (por 17 EUR tivemos direito a um jersey alusivo à prova e a almoço para além de outras lembranças).

Pontos a rever: a marcação das zonas perigosas deveria estar marcada com cartazes maiores que as folhas A4 ou com cores mais vivas; os banhos não eram quentes nem frios, eram gelados; o almoço era composto por uma autêntica sopa alentejana, de grão com o belo courato cheio de pêlo a boiar no caldo. Eu não desgostei (e até repeti) mas julgo que poderiam arranjar uma alternativa para estômagos mais sensíveis.

Dados:
Distância 40km
Acumulado 705m
Tempo 2h35m
Calorias 1864"

Sem comentários: