Relato do JP:
“Só para dar uma "achega", demorei qualquer coisa como 4h38m36s para completar os 80 km do percurso. Cheguei em 96º lugar, dos 166 que terminaram...! Houve muitas desistências, pois estavam confirmados 248 concorrentes a esta distância, tal era a dureza da 2ª parte da maratona!
Uma vez que tive acesso ao percurso na véspera, deu logo para ver que a coisa não ia ser tão pacífica quanto no ano anterior! Depois de percorrermos os primeiros 39 km no mesmo percurso de quem correu na meia-maratona, até aqui tínhamos cerca de 500 m de acumulado, coisa soft..., a partir daqui é que a coisa se complicou, pois restavam 41 km apenas mas com cerca de 1400 m de acumulado, completando assim os quase 1900 m anunciados de acumulado em 80 km. Considerável...!
Receei esta 2ª parte da maratona e acautelando, preferi gerir o esforço durante toda a primeira parte. Passei na divisão de percursos aos 39 kms, com 1h58m, e dentro daquilo que havia pensado, para não pagar mais adiante...! Pouco adiantou, pois o tempo perdido aqui não proporcionou um melhor andamento mais à frente. O percurso endureceu quase de imediato e a grande parte do acumulado que atrás relatei estava em 3 ou 4 autênticas paredes. Paredes essas, daquelas feitas em "empurrabike" por todos os concorrentes que eu vi. Logo eu que detesto andar em "empurrabike" fartei-me de dizer mal da vidinha, por não me ter inscrito na meia maratona (com o tempo de passagem e com um pouco mais de esforço, facilmente me colocaria entre os 50 primeiros naquela distância). Paciência, havia que levar o esforço até ao fim. Assim prossegui e lá cheguei à famosa subiiiiiiiida ao castelo, terminando lá bem no alto com as tais 4h38h36s depois da partida. Não sem antes ter voltado a dizer mal da vidinha quando por diversas vezes andava "ziguezagueando" em grandes bancos de areia que teimavam em dificultar a progressão!
Como ligeiro reparo, acho até que se deveria fazer uma melhor selecção de caminhos de modo a evitar este tipo de situações. Por acaso, gostaria de ter visto a organização a fazer o reconhecimento ao percurso e ver quantos deles conseguiram subir aquilo por onde tivemos de passar...! Não me pronuncio em relação aos "atletas da frente", pois esses são de outros campeonatos...!
O percurso apesar de tudo era muito engraçado e a paisagem também! Estava extremamente bem marcado e com bons abastecimentos. Parabéns à organização nestes aspectos. Já quanto ao cumprimento de horário de partida e principalmente ao almoço, aqui tenho de dizer mal! Apesar de por várias vezes terem dito que o horário ía ser cumprido, tardou em cerca de 15 minutos e segundo eles, devido aos atrasados... !! No almoço, os mesmos problemas do ano anterior. Se por um lado o almoço foi bem melhor, e o espaço escolhido ao ar livre era muito agradável, estar pregado ao sol durante mais de uma hora é que não se tornou de todo agradável! Ora porque o serviço era lento, ora porque a comida tinha acabado e havia que aguardar pela chegada de mais tabuleiros etc. e tal...!
Bem sei que servir refeições para 700 participantes, mais alguns familiares e/ou amigos não é coisa fácil, por isso, cada vez mais acho que é de bom-tom deixar à consideração dos participantes a possibilidade de se fazer as inscrições com ou sem almoço. Assim, cada um é livre de optar pelo que achar mais conveniente! Ter de se pagar 20€ de inscrição e ter de desistir das filas para se ir almoçar fora, como me apercebi que alguns estavam a fazer, é que não é boa solução!
Pronto, já está o relato, os elogios merecidos onde foram merecidos, e também as críticas que acho que deveriam de ser feitas! Se somos pagantes, temos o direito de reclamar! Isto, para não sermos radicais e começarmos logo a dizer que assim nunca mais e coisa e tal....!
E pronto, foram estas as façanhas do (único) gajo do equipamento das carinhas sorridentes, na Maratona de Óbidos de 2009.
JP”
Sem comentários:
Enviar um comentário