2011-08-31

24 H de Proença-A-Nova - 23 e 24 de Julho de 2011

Relato do PL:

"Estão feitas as pazes com Proença, depois do desaire das 12h do ano passado.

Desta vez fui até ao final (das 24h) e até consegui recordar o gozo que dá pedalar no monte ao nascer do Sol com os aromas silvestres no auge.

Tinha um plano de prova algo exigente que apontava para valores a rondar os 4000 m de acumulado, mas o percurso era demasiado duro e acabou por fazer mossa empurrando-me para o descanso nocturno duas voltas mais cedo que o planeado, com apenas nove voltas e 2340 m de acumulado, mas com algumas dores nas costas a começarem a dar sinais.

Nessa altura estava animada a luta pelo terceiro lugar de Masters, que foi ocupado por este vosso escriba de modo efémero ao início da noite, mas o meu concorrente directo recomeçou a pedalar à meia-noite e pelo nascer do Sol, quando voltei ao percurso já ele levava mais de duas voltas de avanço. Ainda assim, não deitei a toalha ao tapete e cumpri as cinco voltas que estavam planeadas para domingo, acrescentando 1300 m ao acumulado do dia anterior.

A volta tinha cerca de 9,1 km e 260m de acumulado. Não era extremamente técnico mas era muito exigente fisicamente. O percurso era engraçado e variado, com alguns locais com muita condução, como uns singles apertados entre pinheiros nos quais cheguei a tocar algumas vezes com o guiador e com os braços, riscando o cromado e ameaçando seriamente a posição vertical que deve manter qualquer ciclista que se preze :-) .

Antes de sair para a última volta planeada fui ver as classificações e verifiquei que tinha recuperado uma volta, mas seria impossível alcançar o pódio de Masters. Dei a volta para cumprir o plano e para tentar segurar o 23º lugar na classificação geral, que estava a ser ameaçado por dois concorrentes que estavam a andar. Esse pelo menos consegui manter graças a essa volta final.

Apesar de ter pedalado pouco mais de 120 km o ascendente total foi de 3640 m. Não são os Pirinéus, mas não anda muito longe ;-)."

Sem comentários: