2008-04-14

Maratona de Vendas Novas -2008.04.06

Relato do JP da sua participação na Maratona de Vendas Novas:

“Ao contrário daquilo que me é/era habitual, desta vez cheguei cedo, levantei o dorsal sem demoras, preparei a bike, ainda deu tempo para dar uma voltinha para aquecer e alinhei na frente da corrida. Depois de uma voltinha de cerca de 4 kms ainda dentro de Vendas Novas, toda a gente voltou a parar para um breve briefing. Contadores a zero e foi dada a partida.
Mais de 600 participantes saíram em euforia para um primeira recta de cerca de 1km com duas viragens à esquerda um tanto apertadas e seguidas de uma descida que tinha sido anunciada como perigosa.
É realmente muito importante sair com os da frente! Não há engarrafamentos nas passagens mais estreitas e/ou perigosas e o ritmo tomado em nada tem a ver com aquele que se tem mais na cauda do pelotão.
Temos no entanto de saber os nossos limites, pois entusiasmei-me e quando dei por mim, já não sabia se havia de desistir ou continuar! Parti na frente e aquele ritmo dos da frente é diabólico. Como é óbvio só serviu para me lançar num ritmo um tanto exagerado que mais tarde vim a pagar. Não acompanhei o ritmo dos da frente por muito tempo, mas dos que ficaram para trás, poucos me apanharam. Pior foi por volta dos 20 km e numa zona que subia um bocado, a minha hérnia inguinal começou a incomodar-me. Com o passar dos quilómetros foi aumentando a dor e pensei em desistir ali mesmo. Pela primeira vez, doeu-me a hérnia a andar de bicicleta. Acho que mais uma operação se aproxima a passos largos...! :-(
Prossegui, no entanto, mas sempre com aquele pensamento de algo mais grave me podia afectar. À passagem do meio da prova (controlo nº 2 e 42 km de prova) disseram-me que apenas teriam passado uns 35 participantes. Como é óbvio entusiasmei-me e dali até ao fim, ultrapassei alguns e fui ultrapassado por outros. Como na parte final os percursos (85 e 55) coincidiam, perdi um bocado a noção de quem eu estava a ultrapassar ou vice-versa. Embora para cada distância houvesse um dorsal de diferente cor, não é prático, nem o estado físico permite, andar a verificar a cor de quem ficou para trás ou passou para a frente...!
A minha expectativa aumentou, quando na chegada os poucos espectadores que por lá se encontravam, começaram a bater palmas e poucos eram os participantes que por ali estavam que já tinham terminado a sua participação.
O cronómetro oficial da prova marcava 3h e 49m. O meu cronómetro marcava menos 3 segundos eheheh. Assim, 3h48m57s em 85 km . Média de 22,27 km/h e com um desnível acumulado anunciado no site de 1491 m. No entanto, um companheiro que concluiu a maratona pouco depois de mim afirmava que no mostrador dele, o acumulado rondava os 1200 m, pelo que fiquei sem saber ao certo.
Adorei aqueles caminhos e o piso era muito bom. Mesmo ao meu gosto! Paisagem típica de montado alentejano, num constante sobe e desce, onde não esgotamos a subir, mas também não descansamos a descer. Mesmo à minha medida! ;-)
Quando saíram as classificações estavam de acordo com as minhas expectativas! Resultado final: 17º com as tais 3h 49m. Terminaram os 85 km, 98 participantes. Do total de inscritos, alguns desistiram, outros decidiram mudar de percurso e completaram os 55 km, que ao que parece eram cerca de 62 km, contribuindo para engrossar o leque de participantes nesta distância. Terminaram nesta distância 377 participantes.
Até aqui tudo bem com a organização! Belo percurso, bem marcado, embora nos últimos km o cruzar de percursos, pudesse suscitar algumas dúvidas, mas tudo, tudo ok! Pior foi depois de concluída a prova! Banho tomado com água fria (...brrrr!) e para terminar a saga, 1h30m em pé na fila de espera para o almoço. Aqui, um sinal vermelho à organização. Grande parte do tempo bem ao sol. O que valeu, foi que andaram a distribuir umas imperiais ao pessoal, de modo a calarem as bocas esfomeadas que por ali estavam!
Finalmente, e só quase às 4 da tarde, o tão esperado porco no espeto foi degustado! E de que maneira...! ;-)
E pronto. Este foi mais um relato de participação de um Just4Fun num evento por este País fora...!”

Sem comentários: