2010-01-21

Trilhos de Pontével - 10 de Janeiro de 2010

Relato do TA:

"A primeira prova que escolhi para fazer parte do meu calendário foi os Trilhos de Pontével, próximo do Cartaxo. As possibilidades que se apresentavam, 30 (na realidade 35) ou 60km, faziam crer que seria uma boa prova de kick-off e por 10 EUR (+5 se fosse com almoço)…
As previsões à medida que a data se aproximava apresentavam um cenário cada vez mais negro: chuva, vento e frio. E de facto estavam lá todas desde as primeiras horas da madrugada: 5ºC e um vento gélido que acompanhava uma chuvinha que teimava em não parar.

Às 8.15m cheguei a Pontével. Em vez do Henrique, queixoso de um joelho, tinha a companhia de Marco Lúcio, ex-DH e professor de spinbike num ginásio que frequento para além de um companheiro dessas aulas, o Correia.
Chegado a Pontével andei um bocado às voltas até encontrar a secretaria. Levanto o dorsal (e uma garrafinha de tinto do Cartaxo) e vou preparar a bicicleta já sem sentir as mãos tal era o frio. Faltavam 10 minutos para as 9h, hora programada para a partida e vou dar umas voltinhas para tentar aquecer um pouco. Quando dou por mim estava num grupo de cerca de 50, 100 pessoas que aguardavam não sei bem o quê porque o tempo foi passando e quando olho para o relógio verifico que já estava parado à 20 minutos. Aparentemente o grupo de amigos do Marco Chagas (com quem estive na palheta enquanto não arrancávamos) é que mandava na coisa e só depois dele trocar o pneu traseiro por causa de um furo é que arrancámos. Eram já 9.30h. Estranhei que estivessem tão poucos atletas para a prova (no total rondavam os 300) até porque garantidamente os meus dois companheiros de pedal não estavam ali. Um dos ‘comparsas do Chagas’ explicou que ali era a partida não oficial e que depois se juntariam todos no local da partida oficial. Quando passámos pelo suposto ponto de encontro já os restantes ciclistas tinham arrancado…

A prova em si não era tecnicamente ou fisicamente complicada mas o ritmo era feito à velocidade que a lama permitia. Havia lama para todos os gostos e em quantidade suficiente: da que escorrega, da que se agarra à roda e impede que se avance, da que entra para os olhos e quase nos cega, da que nos faz perder o equilíbrio e até da que nos atira ao chão… A chuva até se portou bem e manteve-se (quase sempre) nas nuvens mas o frio e o vento constante faziam com que mãos e pés permanecessem entre o tremendamente frio e o brutalmente gelado. A prova estava relativamente bem marcada e as zonas de perigo só se tornavam de facto perigosas porque a lama que se agarrava aos pneus era tanta que se tornava complicado controlar a montada com os slicks barrentos. Tentei fazer as subidas montado mas duas eram de facto impossíveis de se fazer nas condições em que o terreno se encontrava, uma delas apenas consegui fazer a pé porque saí da pista para uma zona de erva.

Pelos 30km avistei a separação dos trajectos e optei por antecipar o banho pois os dedos e os travões já não respondiam da melhor maneira. O frio venceu a batalha (constou-me que ainda chegou aos 2ºC) e eu preferia acabar antes do previsto do que continuar naquele tormento. Após 5km a bom ritmo (quase deu para finalmente aquecer) cheguei à meta no 49º lugar com 2h12m56s (a cerca de 42m do 1º).

Enquanto tentava arrumar as coisas começo a tremer descontroladamente. Aparentemente deixar de pedalar fez o meu corpo enregelar ainda mais pelo que fui à procura do ambicionado banho quente. O tão almejado banho veio na forma de um fio de água tépida que nem dava para arrancar a lama do corpo. Mais ou menos lavado segui viagem para ir almoçar a outras paragens (desta vez cortei-me ao almoço do evento, rancho).

Pontos positivos: Marcações: prova bem marcada, pelo menos a dos 35km; o brinde, apesar de ainda não ter provado a pinga sempre é diferente da t-shirt e promove a região.

Pontos negativos: A organização: meia hora de atraso ao frio e com partida dividida entre dois locais para além da falta de informação em Pontével sobre a localização da secretaria, dos banhos, da partida… o traçado, sei que não conseguem controlar o tempo, mas não conseguiriam contornar algumas das subidas que se revelaram praticamente intransitáveis?

Dados da prova:
Distância: 35km
Tempo: 2h12m56s
Calorias: 1554 Kcal"