Com alguns dias de atraso e fora da ordem cronológica aqui fica o relato da participação do SD:
(o TriumviratumBTT segue dentro de momentos ;-) )
"Ontem participei em mais um Duatlo, desta vez no meu “quintal” – II Duatlo de Massamá. Ao contrário do verificado nas participações anteriores em eventos da Federação de Triatlo de Portugal, este foi muito mal organizado tendo-se registado inúmeras críticas no final da prova. O meu comentário diz respeito à prova do Circuito Regional pois foi nesta que eu participei.
A correr em casa e sabendo previamente o traçado da corrida e do circuito de BTT, já sabia o que me esperava e qual o andamento adequado em cada momento. Acontece que a organização ontem nos surpreendeu com alterações de última hora quer na corrida quer no BTT e quando digo de última hora, quero mesmo dizer última hora pois a prova do Circuito Regional que estava prevista iniciar às 16:30, iniciou às 17:00 pois a organização andava naquele preciso momento a alterar o traçado e a colocar novas marcações. Aparentemente não encontro explicação para a alteração e consequente redução em 800m na prova de corrida nem na necessidade de alterar o traçado do BTT.
O circuito da corrida tinha um percurso misto de asfalto e terra e uma altimetria considerável para este tipo de prova, ou não estivéssemos nós em Massamá-Norte. As duas voltas iniciais de corrida foram feitas em ritmo moderado poupando-me um pouco para a corrida a seguir ao BTT pois sendo esta feita no sentido inverso, iríamos apanhar uma subida com uma inclinação de mais de 10% ao longo de uns 200m. Transição feita (e bem feita) montei na bicicleta disposto a recuperar algumas posições. Após uma longa subida em que ultrapassei 2 atletas, começo com dificuldades em saber em que direcção continuar a pedalar. Sou então apanhado por outros atletas que também se revelam desnorteados com a falta de marcações e optámos por um trilho onde encontrámos um elemento da organização que estava ali a ver a caravana passar pois não conhecia o circuito nem tinha visto os primeiros passar por ali. Comecei-me a passar o que se traduziu num aumento de ritmo e numa busca frenética do caminho correcto. Sózinho, acabo por encontrar marcações e lá apanho um atleta que segundo ele vinha no caminho correcto. Acabei por o ultrapassar e segui em bom ritmo as marcações que entretanto começaram a bater certo. Após a primeira volta de BTT, iniciei a segunda com um compasso de espera para ter companhia na parte em que não havia marcações. Na primeira subida sinto-me obrigado a ultrapassar e a fugir da companhia pois o seu ritmo lento não era compatível com os meus nervos. Voltei a inventar nesta volta à procura do caminho e lá encontro novamente umas fitas num sítio onde não tinha passado na primeira volta. Chateado com a situação, sigo para o final da volta, não sem antes ver uma série de atletas a entrarem no caminho à minha frente, vindos sei lá de onde.
Última volta de corrida, desta vez em sentido inverso ao da primeira e logo com uma subida com uma inclinação brutal, o que levou alguns atletas a encostar. Ainda com a adrenalina nos píncaros, consegui ultrapassar alguns atletas na subida e acelerar na parte final do percurso. Fiquei chateado por verificar que alguns elementos que iam a andar na subida, chegaram ao topo desta e atalharam caminho. Bastava fazer 50m planos, em terra, para evitar uma volta de cerca de 500m com uma subida pelo meio.
Sem qualquer controlo intermédio, sem controladores espalhados no percurso e apenas com elementos da organização e da polícia nos pontos de intersecção com o asfalto, a organização desta vez destacou-se pela negativa. Até agora tinha uma opinião muito favorável acerca das provas organizadas pela Federação e espero continuar a ter, apesar deste II Duatlo de Massamá ter sido muito mau.
No fim, as classificações não são justas para os que conseguiram apanhar o percurso correcto, nem para aqueles como eu que ainda assim tentaram encontrá-lo, pois houve um aproveitamento por parte de alguns atletas da situação criada pela alteração de percurso à última da hora.
Em termos classificativos foi o meu melhor Duatlo, tendo terminado em 19º lugar de entre 46 atletas que finalizaram a prova. Fiz 1h16m e acabei a 12min29s do primeiro.
SD"
Sem comentários:
Enviar um comentário