2011-02-15

Massamá - Caldas -Coimbrão, 22 de Janeiro de 2011

Primeira grande deslocação Just4Fun de 2011.
Relatos do SD e do JB.

“No sábado, tal como previsto, 3 Just4Fun’s saíram de casa pela madrugada para cumprir o Massamá-Caldas da Rainha (SD e JP) e ainda o Campo Pequeno – Coimbrão (JB).

O ponto de encontro foi à minha porta, em Massamá. Pelas 7:15 da manhã, estavam 4.4ºC e uma ventania… do caraças!

Às 6:36 o JB enviou-me um SMS a dizer que acabara de sair de Lisboa e pouco depois telefona-me o JP a ver como paravam as modas. Parece que estava frio e vento no Mucifal. É claro que era para ir, meu amigo!

O NC (Nuno Costa) era para ter seguido viagem connosco mas a má disposição que se arrastara desde a noite anterior fê-lo meter-se no carro e ir para casa. Ainda assim, gabo-lhe o sacrifício de ter saído de casa equipado para se pôr ao caminho.

O frio que se fazia sentir era de facto muito e mesmo com todos os agasalhos, a coisa estava fresca. O vento forte ajudava à maior sensação de frio e as rajadas também fortes varriam-nos no alcatrão. Lá seguimos até Torres Vedras onde fizemos a primeira paragem, num cafezinho que eu já conhecia e onde se comem umas bolas com creme muito boas! À saída de Torres Vedras, o amigo JB, que de nós todos era o menos agasalhado, quis passar pela Motovedras para comprar uma roupinha. Eles não resistem às lojas Specialized! De qualquer das maneiras a Motovedras terá mudado de localização desde a última vez que lá estive e o JB decidiu não perder tempo e seguir viagem.

A paragem final para mim e para o JP era nas Caldas-da-Rainha, onde fizemos nova paragem numa cafetaria bem pertinho da estação dos comboios. Tínhamos cerca de 95km. O amigo JB ainda tinha muitos quilómetros pela frente e foi num café que nos despedimos dele. Enquanto o JB seguia sozinho para o Coimbrão, eu e o JP apanhávamos o comboio regional com destino a Mira-Sintra onde chegaríamos por volta das 15:50. Seguimos então viagem os 2 até Massamá, onde 20 minutos depois chegávamos ainda com muito frio e muito vento.

Durante essa tarde, falei com o amigo JB que me disse ter chegado bem a casa. É um artista, este jovem! Tenham cuidado com os desafios que lançam a este rapaz pois ele é dos (poucos) que nunca se nega! Parabéns amigo e voltaste a chegar em 3º porque eu e o JP chegámos primeiro a casa!

SD”

“Frio, muito frio....vento, Muito vento foi o que São Pedro nos ofereceu no sábado. Nem o sobrinho lhe consegue dar as voltas :)

A etapa começou às 6.45 no Campo Pequeno e às 7.15 em Massamá. SD, JP e eu lá fomos em direcção a norte. Eu para o Coimbrão, o SD e o JP para as Caldas da Rainha.

Até Torres Vedras, onde fizemos a primeira paragem, o vento era por vezes muito forte e o frio esteve sempre presente, logo as mãos, os pés e a cara estiveram sempre gelados. Ao sair de casa pensei que levava equipamento suficientemente quente, mas com as imensas rajadas de vento apercebi-me que devia ter levado mais qualquer coisa. Em Torres Vedras tentei comprar algo mais quente, mas a loja de triciclos que lá há, tinha-se mudado para outro local. Sendo assim poupei uns trocos e até fiquei melhor servido :))))

Depois de Torres lá seguimos em direcção às Caldas. Aqui o tempo começou a melhorar e  por volta das 13:00 já estávamos ao pé da estação. SD e JP lá ficaram à espera do comboio e eu lá segui em direcção ao Coimbrão. Obrigado JP e SD pela excelente companhia, sem vocês não chegaria a casa. A partir daqui segui viagem sozinho.

O percurso até à Nazaré faz-se bem, mas quando se chega à entrada da vila, há uma subida.... Como fui pela ciclovia que liga o Sitio da Nazaré à Praia do Pedrogão (esta praia fica a apenas 5 km do Coimbrão), lá tive que fazer os cerca de 4 kms da subida.  Aqui já tive calor :)))

Depois foi sempre a rolar na ciclovia, junto do mar e com um sol magnifico. Cheguei a casa por volta das 16.45 e no final tinha gasto 7200 calorias e feito 186 km e 30 metros lol.

Agora há que fazer a viagem de volta um dia destes :))))

JB”

1 comentário:

Paulo Rosa disse...

Sim senhores isso é que foi puxar pelos galões, mas na proxima em que aja frio calcem dois pares de meias e levem uma swetshirt para vestir no caso de o frio aumentar e sobretudo uns sacos de plastico nos sapatos sempre ajudam a suportar o gelo.
Um abraço e boas pedaladas