2007-09-10

No Sábado fomos à Ota

Estava previsto há uns meses um passeio no local onde pode vir a ser construído o novo aeroporto, para fazer o Estudo de Impacto Betetal, algo que nunca é feito, nestas grandes obras.

Neste Sábado conjugaram-se vários factores que nos levaram a fazer este passeio de que se destacam:
houve possibilidade de fazer o reconhecimento durante as férias;
o terreno é óptimo para treinar para a Maratona de Penedo Gordo (especialmente para os 50 km);
temos caras novas no Penedo Gordo que precisavam de um teste para ganhar confiança.

O passeio de cerca de 40 km correu em ritmo moderado, que mesmo assim não evitou duas quedas, embora sem gravidade de maior. Para os que queriam fazer mais uns km, o encontro era no Campera. Para os mais receosos, a pedalada só começava em Vila Nova da Rainha. Estava prevista uma paragem sensivelmente a meio (Camarnal) para abastecimento e recuperação.


Rio da Ota

Quanto ao Estudo, será uma pena para o BTT que a maior parte daqueles trilhos seja eliminada, especialmente os que ficam na metade Leste e na zona Norte, onde a envolvente é muito agradável. Os restantes, embora bons para a prática da modalidade, têm uma envolvente entre o lunar e o pós-bombardeamento, devida a inúmeras pedreiras e areeiros que não param de esventrar o solo, a que se juntam os inevitáveis despejos de entulho. Houve assim um misto de “construam o aeroporto noutro lado” e “construam aqui por favor, vai ficar melhor que estes buracos enormes”.

Sem comentários: