2009-06-18

Raid BTT Minde 2009

A actualização deste blogue deixa muito a desejar...

Já acabaram as 24 H de Monsanto com mais uma brilhante participação Just4Fun e agora é que vêm aqui falar do Raid de Minde, que já foi há... para aí... uma data de tempo...

Bem, mas como vale mais "dar-te que na nuca" ;-) aqui fica o relato do JP, que apesar da resinguice levou as camisolas sorridentes bem alto :-)

"JP, Calhau... e Minde

Propositadamente no título, veio a palavra calhau a seguir a JP. Foi desta forma que me senti nos primeiros 20 kms deste Raid a Minde, terra e serra dos calhaus...!!

Depois de abusos no dia anterior, que incluíram acabar de jantar às 23h, ter comido que nem um "alarvo" e me ter deitado quase às 2 da manhã, tudo conjugado fez com que logo às primeiras pedaladas tivesse sentido que não "estava em dia sim"! Foi um sofrimento só, até ao km 20, tendo mesmo equacionado desistir, pois não me sentia muito bem. Só como exemplo, eu que até nem transpiro muito e gasto poucos dos líquidos que levo, desta vez cheguei ao abastecimento por volta dos 19 kms e picos... já sem gota de água na garrafa que transportava na camisola, nem pinga de isostar no bidom que ía no suporte! Algo não estava bem...!! Calhau... ió ió ió...! (para a próxima, não te esqueças de fazer o mesmo!) :(

Bem, após ter ingerido liquídos em abundância neste abastecimento e ter comido um pouco, lá me animei e decidi voltar à prova. Encontrei o meu ritmo (finalmente) e a coisa começou a animar. Começei a passar alguns concorrentes, coisa que até aí tinha sido precisamente o inverso. Era vê-los passar... e nada de reagir!

Os kms foram passando, a ânimo reencontrado e apenas a dificuldade do percurso muito técnico evitava que pudesse progredir um pouco mais! Até que... eis-me chegado ao km 40, onde tinha ínicio a longa subida de cerca de 5 kms, os 2 últimos dos quais (sensivelmente) num single-track em pedra. Para quem fez o Lisboa-Fátima, viu parte desse caminho já na longa subida de asfalto que antecede a descida a Minde. Aqui, o cansaço e a tentativa de recuperar o tempo perdido no início, fez-se notar! O ritmo baixou obrigatoriamente, mas apenas 2 outros concorrentes me passaram aí. Mais à frente, já na entrada em Minde e após o single-track (downhill urbano de Minde) consegui recolar aos mesmos, tendo mesmo conseguido ultrapassá-los.

E assim teve lugar mais uma saga... desta vez com contornos perfeitamente evitáveis de véspera!

Resumiu-se no 55º lugar final entre 323 que termiram a distância. Com o tempo total de 2h43m15s, nos cerca de 48,5 kms com 1000 mts de acumulado de subidas (muito técnicas) à média de 18 km/h.

Quem voou baixinho, foi o nosso amigo João Santos (deu a volta a Salvaterra de Magos connosco). Esse indígena, cometeu a proeza de chegar em 18. com 2h26m27s, e com mais 5 kms percorridos do que os restantes. Pois, quando seguia entre os 10 da frente já a cerca de 10 kms da meta, enganou-se na última divisão dos percursos e após 2,5 kms quase sempre a descer, foi avisado que estava enganado. Encheu-se de raiva, voltou a trás e "pimbas por ali acima". Veio apanhar uns quantos, mas não os suficientes para retomar a classificação em que seguia. Ficou-se pelo 18. lugar, o que de si só já seria uma proeza, quanto mais naquelas condições adversas!

E pronto, já resumi o que se passou! lol. Desculpem a brevidade dos meus relatos. São simples e objectivos! :p "

Sem comentários: